Agosto - mês de cachorro louco?

Inicialmente amigo, amiga, por favor responda a enquete abaixo, a partir do seguinte questionamento:

Você adotaria um ser que necessitasse cuidados especiais, como:

1 - Receber alimentos adequados e servidos em determinados horários;

2 - Ser auxiliado para fazer suas necessidades fisiológicas, uma vez que não sente constrangimento em fazê-las em público;

3 - Cuidados com sua saúde, como visitas periódicas aos profissionais da saúde, medicamentos e vacinas;

4 - Higiene adequada com produtos especiais, como sabonete, xampu e higiene bucal;

5 - Dependência para vestir e calçar;

6 - Realização de atividades físicas, motoras e recreativas semanais;

7 - Ser educado para construir hábitos e aprender a conviver socialmente, sob o risco de tornar-se agressivo, podendo constrangê-lo publicamente;

8 - Suprir suas necessidades afetivas com atenção e carinho constantes, podendo haver reciprocidade e vir a desfrutar de uma dócil companhia;

9 - Que você aprenda a forma de comunicar-se com ele/a, considerando que possui uma linguagem diferente da sua e, poderá despertar você no meio da noite com sons absurdos, causando transtorno aos seus vizinhos;

10 - Que você providencie um espaço adequado em sua residência e, quando ausentar-se, necessita deixá-lo sob os cuidados de alguém ou em lugar para abrigá-lo, ou ainda, se você decidir levá-lo/a junto, deverá providenciar acomodações especiais para transporte;

11 - Tempo de vida relativamente curto, portanto, você precisa preparar-se para perdê-lo e providenciar os encaminhamentos finais;

12 - Ainda assim, você arriscaria se encantar por esse ser, podendo vir a amá-lo, assumindo com dedicação e desprendimento um ser com tais necessidades, ainda que não seja seu consangüineo?

Por favor, responda sem pestanejar você adotaria um ser assim?

Mas, a propósito você possui um cãozinho de estimação?

Se possui, e adotou os hábitos da sociedade pósmoderna, se não todos, a maioria dos ítens acima fazem parte de sua rotina com seu animalzinho de estimação e, a gente realiza e nem percebe o trabalho que dá... Como disse uma amiga outro dia, ' meu cãozinho não tem dono, tem um funcionário ao seu dispor'... Tudo bem, a escolha é sua. Felizmente vivemos num país democrático e a liberdade do cidadão e da cidadã, está assegurada na Constituição Federal. Portanto, o que se quer aqui é apenas, trazer à reflexão até onde vai a cinofilia e onde passa a exceder a convivência social humana e justa...

Afora o saudosismo, sou do tempo em que cães moravam numa casinha no quintal, respondiam pelo nome de Duque, Príncipe, Lobo e, outros afins, recebiam água e sobras de alimentos e eram identificados como o 'melhor amigo do homem' (sociedade machista aquela). Bom isso é assunto para outra crônica, mas aqueles cães também recebiam carinho das crianças, tomavam vacinas, cresciam e envelheciam cuidando de nossas casas. Hoje possuem nome de gente, certidão de nascimento, carteira de identidade, passaporte (será?)... Vejo amigas tratarem seus animais com todo o cuidado citado na enquete anterior, assim como acompanho pela mídia, animais com direito à festas de aniversários, jóias, desfiles de moda, atendimento odontológico, etc... E, a justificativa é essa: nada mais do que justo, eles possuem pedigree!

Com esse texto, queremos apenas e tão somente perguntar: será que seu pedigree é mais importante que o DNA de muitas crianças e idosos que vimos abandonados por ai?

Acaso não estaríamos substituindo seres humanos por animais?

Desculpem-me amigos e amigas cinófilos, admiro o amor pelos animais, também tenho um cão, uma Husk Siberiana, linda fêmea, chama-se Loba e, vive em seu canil. Gosto dela, respeitamo-la e tratamo-la com o merecido respeito que toda e qualquer vida animal merece receber. Mas antes, que o mês de agosto acabasse, precisava fazer essa pergunta: quem estaria mesmo necessitando receber vacina Anti-rábica?

Gelci Agne
Enviado por Gelci Agne em 31/08/2010
Reeditado em 31/08/2010
Código do texto: T2470739
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.