AS GAVETAS

Gaveta é um lugar muito útil para se guardar pertences. A gaveta tem a cara de seu dono. Algumas estão muito organizadas, cada coisa em seu lugar. Da até gosto a gente abrir. Outras pelo contrário uma verdadeira bagunça. Mesmo assim, aqueles que não se organizam dizem que sabem onde está tudo o que procuram.

Nas empresas as gavetas guardam documentos, papéis, clipes, canetas. Em casa temos gavetas por todos os lados. No guarda roupa, na escrivaninha, no armário do banheiro, na cozinha. Cada qual com seus respectivos pertences. É impressionante a importância de uma gaveta na vida da gente. Muitas delas têm até chave. Guardam coisas de valor e documentos.

Um dia desses eu cheguei a imaginar que a nossa cabeça está cheia de gavetas. As pessoas organizadas e muito atarefadas colocam cada problema em uma gaveta especial. Tem gente que exerce múltiplas atividades, trabalha, estuda, participa de outros eventos. Por exemplo, hora do trabalho. Abre-se a gaveta do trabalho, faz e acontece. Encerrou o expediente, fecha - se a gaveta. Hora de estudar abre - se a gaveta de estudos. Assiste-se aula, estuda - se para provas, apresenta trabalhos. Fecha-se a gaveta. Hora do lazer, a gaveta do passeio está ali esperando divertimento. Cada coisa na sua hora, tudo arrumando, organizado sem risco de misturar uma coisa com outra, de perder hora, de chegar atrasado. Agora, assim com nos móveis tem gavetas desorganizadas nas cabeças também tem. E quando se mistura estudo com trabalho e trabalho com lazer, é um Deus nos acuda.

Para todo mundo o dia tem 24 horas. Para o Presidente da República, para o Papa e para o mendigo. O mundo exige que você seja especialista generalista. Excelente em algo e bom em tudo. Assim, nossa cabeça hoje não pode ter mais apenas uma gaveta, aliás, acho que ela sempre foi cheia de gavetas. Apenas o homem utilizava uma de cada vez, porque as coisas não tinham a celeridade do mundo atual.

Tudo é questão de habilidade. A gente pode fazer muitas coisas bem feitas ao mesmo tempo. Conhecimento é tudo e está para todo mundo, mas a arte de saber arrumar as gavetas é o segredo do sucesso.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 02/09/2010
Reeditado em 22/04/2020
Código do texto: T2474734
Classificação de conteúdo: seguro