UM "OLHO ABERTO" NUNCA É DEMAIS!

Estamos em plena campanha eleitoral. Nesses períodos, o assunto palpitante em todos os setores da sociedade brasileira são os candidatos, suas plataformas, suas atuações no passado recente.

Não vou me ater a nenhum candidato em especial, seja qual for a esfera política a que concorra. Até porque, com 40 anos de participação como eleitora, já presenciei muita coisa, conheço a maioria dos candidatos, sei que hoje promessa já não é mais dívida, que os partidos esqueceram suas ideologias, que se formam coligações entre opostos com o intuito apenas de vencer o pleito.

Quero falar de algo mais profundo que, como um câncer, corrói a política brasileira. Que, eu sei, não é de hoje. Se hoje aparece mais, é devido a comunicação mais veloz e, por isso, a dificuldade de varrer as "falcatruas" para debaixo do tapete. Me refiro e denomino como um "câncer" a corrupção e a impunidade. Que estão entrelaçadas. Uma é causa e também consequência da outra. Se existem corruptos, é porque alguém se deixa corromper. E se é tão fácil "livrar a cara" deles, é devido à impunidade. A impunidade, por sua vez, gera corruptos. Se as leis são brandas para quem tem o poder, o dinheiro livra o corrupto da cadeia... Diferente de um criminoso comum que, as vezes, por um pequeno delito, amarga anos na prisão.

Sei que isso não justifica, porque o homem honesto tem princípios. Mas, até hoje, vi poucos casos de políticos bem intencionados que se mantiveram por muito tempo num meio onde as tentações falam mais forte. É como colocar uma maçã saudável num cesto repleto de maçãs podres.

As eleições estão aí. Não sei se muda alguma coisa. Os candidatos, com raras exceções, têm sempre um lado obscuro que nos deixam desconfiados. Prometem (e nunca cumprem), alardeiam seus feitos (e não vemos esses feitos), todos usam o velho jargão "Educação, Saúde, Segurança, Moradia". E, depois de eleitos, o baile continua com a mesma música...

Alguém pode achar que estou sendo pessimista demais. Mas esta é a opinião de alguém que já percorreu uma longa estrada e sempre manteve interesse pela política nacional.

Nunca é demais manter um "olho aberto"... Se a gente dormir, sonha com um Brasil mais justo e acorda no meio de um pesadelo!

Giustina
Enviado por Giustina em 02/09/2010
Reeditado em 14/02/2014
Código do texto: T2474986
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.