Vote no Tiririca...

Muitos estão “abestados” com a candidatura do Tiririca para Deputado Federal, mas uma coisa é certa, é o candidato mais sincero que já apareceu (Eu disse isso? Ééé..., melhor deixa pra lá!). Qual outro concorrente a habitar o Congresso Nacional, diria em plena campanha política, ainda mais em horário nobre e para todo o país, que não sabe o que vai fazer lá, se eleito? E não há porque o recriminar, a lei permite que qualquer um, “em sã consciência”, se filie a um partido e concorra a um cargo legislativo ou executivo, necessita apenas ter como alguns requisitos, entre outros, coragem e muita cara-de-pau.

Seu slogan: Vote em Tiririca, pior que tá não fica! Representa bem o quanto a nossa política está desmoralizada. Não que ele resolverá alguma coisa, mas também não se pode afirmar que nada fará se realmente eleito, o que não é impossível de acontecer (temos exemplos recentes). A sua candidatura serve para os verdadeiros políticos (os profissionais) refletirem (se é que fazem isso) sobre a ineficiência da suas promessas, tão antigas e previsíveis, bem dizer arcaicas.

Por ser obrigatório, além de direito é o nosso dever ir até a uma seção eleitoral, no dia da eleição, e escolher o candidato que lhe agrade, seja por mentir menos ou por pertencer ao partido da sua afeição. E desde que o voto começou a ser respeitado, sem os famosos cabrestos, que direcionavam o eleitor e sem as influências de mídias (mesmo que ainda insistam em fazer), o voto, secreto, é uma das ferramentas mais importantes para questionar e criticar os políticos que lá estão e, que tiveram durante os seus mandatos, oportunidades de mostrarem a sua seriedade respeitando, no mínimo, os seus eleitores.

Tratar a política com humor ou com comédia, para minimizar os efeitos desagradáveis que os nossos representantes do povo (como gostam de se auto-afirmarem), sempre foi uma saída encontrada por pessoas que trabalham seriamente, porém não dispensam o bom humor (contraditório, né?) para conscientizar, discernir e tornar críticas as pessoas. Fazê-las de alguma maneira sentirem se realmente estão buscando um futuro um pouco mais digno para os nossos descendentes. O ato de votar, apenas por votar, como represália ao voto obrigatório, nada mais é que uma burrice, um desrespeito a sociedade, uma importante arma para os políticos mal intencionados.

E se você ainda pensa dessa maneira, tudo bem, o voto é secreto, é um direito seu, faça dele o que quiser, e ninguém precisa saber mesmo em quem você votou, vai lá e seja mais um, vote no Tiririca, pior que tá não fica!

Regor Illesac
Enviado por Regor Illesac em 03/09/2010
Reeditado em 12/11/2010
Código do texto: T2476485
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.