Coragem de se expor e lutar por um mundo melhor

Coragem de se expor e lutar por um mundo melhor
 
Sou materialista, outros são cristãos, outros mais hinduístas, mais alguns islamitas, outros mais espiritas e assim por diante.
 
Porém em que isto nos diferencia, apenas na forma de estudarmos nossa presença aqui e talvez o nosso futuro depois daqui. O que para mim não faz sentido, para a maioria ainda faz muito sentido. É interessante que assim seja, posto que na diversidade, e no atrito de ideias (não de pessoas) surgem melhores interpretações dos fatos.
 
Mas no real, somos todos iguais. Somos Humanos. Compomos uma sociedade civil que ao invés de construi-la em nome dos humanos, acabamos nos desviando desta realidade e tentamos construí-la em nome de algo transcendental.
 
Independente do que possa vir depois, o que importa é que agora, neste exato instante, a miséria, a fome, a dor, as doenças, o abandono, e a carência estão por toda a parte, e continuamos gastando nossas forças em nome de algo transcendental.
 
Acho justo que discutamos nossas origens e alguma possível razão para existirmos. Entretanto, neste momento, eu não vejo nenhuma outra razão para existirmos, a não ser a de dignificarmos a existência humana, nesta existência, neste planeta, nesta nossa vidinha coletivamente medíocre e egoísta. Infelizmente me revolta ver que preferimos nos esconder atrás de dogmas e princípios transcendentais, para justificarmos nossa cada vez maior ausência de humanidade.
 
Se este DEUS quisesse realmente que vivêssemos somente o transcendental, não nos teria dado matéria. Vocês que creem nele, não estou induzindo a abandonarem suas crenças, mas sim que valorizem mais o real, o aqui e o agora, o hoje, o presente. A morte virá, dela ninguém até hoje escapou, e vocês todos terão muito tempo para viverem o transcendente...
 
Tenho a certeza que existem muitos verdadeiros crentes empenhados em lutar de corpo aberto por um mundo mais justo. Infelizmente percebo que estes mais ousados acabam sendo lentamente afastados visando não criar problemas políticos com o estado dominante. Vi isso acontecer com a teologia da libertação, vejo pastores empenhados em tentar lutar contra o atual estado de descaso, mas acabam ficando apenas na prática da caridade. É lógico que a caridade além de necessária, é de uma dignidade fantástica, mas ela sozinha não transforma a realidade deste mundo.
 
Sinceramente, creio que os que acreditam realmente em deus, do fundo de sua mais pura sinceridade, perdem uma grande chance de demonstrar amor por este deus, se empenhando em dignificar toda a sua criação (como vocês mesmo acreditam) e em especial dignificando o ser humano (que como vocês mesmo afirmam foi criado a imagem e semelhança deste mesmo deus).
 
Volto a repetir que tenho pelo menos uma certeza, se deus existe, ele tem que ser puro AMOR, ou não seria DEUS, e com certeza dará muito mais valor as obras, as atitudes, e a luta sincera e desinteressada em prol da dignidade deste mundo e em especial da dignidade humana.
 
Os fragmentos abaixo, vocês devem conhecer cognitivamente muito bem. Pessoalmente não valorizo a bíblia, mas concordo com muitas coisas nela, e copio-os apenas para lembrar aos que creem, que não segundo o que eu falo, mas segundo o que vocês creem: A fé sem obras é morta...

 
“A sua fé de nada vai lhe servir se não agir segundo a mesma. Ninguém pode desprezar um irmão carente e continuar afirmando ser um seguidor de Cristo (1 João 2:9-11; 3:17-18). Mas aquele que possui bens materiais e vê o seu irmão em necessidade, fechando-lhe o coração, como pode habitar nele o amor de Cristo? Na 1 João 3:18, lemos: “Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade”
 
 amar  ao próximo como a si mesmo.”
 
“... eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras”.”
 
 Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma”
 
“Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada”.
 

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 05/09/2010
Reeditado em 05/09/2010
Código do texto: T2480166
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.