ACORDA BRASILeiro = EC

O BRASILeiro descansa balouçando-se em uma rede.

A seu lado a esposa sentada em uma cadeira faz tricô.

O ano todo ela trabalha nas pequenas malhas que no começo do inverno distribui para crianças pobres.

O marido implica:

- De que adianta isso? Há milhares de crianças carentes e você dá um agasalho para algumas? Quem tinha que fazer isso era o governo, dando melhores condições de vida para o povo.

A mulher não responde, pois a filha adolescente vai passando levando pela mão o filho da vizinha, garoto especial que com doze anos tem idade mental de seis.

- Nossa filha está ajudando esse menino a fazer suas lições de casa. Ele estuda em uma escola onde há mais de quarenta alunos na classe e a professora não consegue dar-lhe a atenção de que ele precisa,

- Veja só o absurdo! Devia haver classes especiais, professores preparados para atender as necessidades dessas crianças. Nossa filha está tendo trabalho à toa, o máximo que vai conseguir é ajudar uma criança. E as outras?

- Bem, eu acho que se cada um fizer um pouco o problema pode ser atenuado..

- Ninguém pode fazer nada que realmente ajude. Quem deve fazer isso é o poder publico, mas, qual, esses governantes só querem viajar, roubar e falar bobagem. Olhe esse desmatamento indiscriminado! Ele não toma nenhuma providência. Daqui a alguns anos o Brasil será um deserto sem uma única árvore, vocês vão ver!

O caçulinha de seis anos, assustado, pergunta ao pai:

- Será que se eu plantar uma arvore no quintal, ela estará grande quando o Brasil for um deserto?

Era demais. Sua família vivia mesmo no Mundo da Lua, querendo apagar o incêndio com conta gotas!

Levantou-se da rede e foi até o bar da esquina onde se encontravam alguns amigos, tomar cerveja, beliscar petiscos e discutir os problemas nacionais com pessoas inteligentes que entendem de política, de economia e tem mil idéias para que alguém resolva os problemas do Brasil.

***

Este é apenas um texto com pretensão de humor.

A assistência social é uma área tão grande e tão complexa que dificilmente poderá ser resolvida a contento.

As instituições públicas como orfanatos, asilos, hospitais, escolas e outras similares nunca conseguirão abranger todas as necessidades, pois estas estão em toda parte e a grande maioria dos necessitados não tem acesso a elas. E o resultado está ai. Crianças abandonadas, mendigando, roubando, iniciando-se nos vícios e nos crimes; moradores de rua, passando necessidades, cometendo desatinos.

Quem nunca passou fome, nunca teve que dormir ao relento por falta de um teto, nunca sofreu as humilhações e, muitas vezes a injustiça, ao serem chamados de vagabundos, não sabe avaliar o que isso significa para um ser humano. Grande parte dos infratores provêm dessa turba sofredora e desesperada. E depois do crime, as algemas, a cadeia, a discriminação.

É preciso que cada um de nós se conscientize de sua responsabilidade, que faça o que estiver ao seu alcance, Se não temos braços para abraçar o mundo, vamos abraçar quem está a nosso lado e suprir-lhe a necessidade, seja ela de comida, de remédio, de orientação, de afeto.

O trabalho voluntário é a mais gratificante das ocupações. Não tenham dúvida disso. Sei por experiência própria, pois trabalhei muito tempo com gestantes carentes e tive então oportunidade de testemunhar muitas misérias materiais e espirituais e também de conhecer verdadeiras heroínas, pessoas capazes de, muitas vezes, sacrificar-se em benefício de seus irmãos em humanidade..

Tenho tanto a contar que resolvi publicar um pequeno relato verídico ao qual dei o nome: “UMA GOTA DE AMOR”.

Todos estão convidados a conferir, comentar e, sobretudo, refletir sobre o assunto.

Maith
Enviado por Maith em 06/09/2010
Código do texto: T2481378