Mãe natureza


      Gosto dessa palavra, ecologia. Ela vem do grego oikos, que significa casae logos, estudo. Ecologia: estudo da casa. Uma palavra semelhante e que também gosto é economia, que também tem origem no grego e é formada por oikos, casa, e nomos, lei. Economia quer dizer as leis da casa.

      Ambas as palavras trazem a palavra casa em sua etimologia. Então quando penso em ecologia e economia a primeira coisa que me vem à cabeça é: cuidar da nossa casa. Ser econômico e ecológico nada mais é do que cuidar da nossa própria casa, nosso lar, o lugar onde moramos.

      Não sou nenhum especialista na área mas tenho alguma leiga noção. Ser econômico é dar valor às nossas coisas, aproveitar bem tudo o que temos e adquirir somente o que é necessário. Sem desperdícios. Ser ecologicamente responsável é basicamente respeitar os seres vivos e suas relações com o meio ambiente. Economia e ecologia estão entrelaçadas. Um bom exemplo que mostra como economia e ecologia estão relacionadas é o consumo de água, já que reduzir o consumo de água além de ser econômico beneficia todo o planeta.

      Mas sejamos francos agora, sem hipocrisia, é muito fácil falar sobre como as coisas devem ser e como tudo seria lindo e maravilhoso. Difícil mesmo é fazer. Quem aqui nunca cometeu um pecado ecológico ou econômico que atire a primeira pedra. Pecados pequenos como tomar banhos demorados, comprar coisas inúteis por impulso, emitir poluentes (carro, spray, geladeira), usar as sacolas plásticas dos mercados, não reciclar pilhas, lâmpadas e óleo de cozinha. Ninguém aqui é santo, eu sei. Todos têm uma pequena parcela de responsabilidade nesse desastre ecológico que se anuncia - aquecimento global, falta de água potável, toneladas e toneladas de lixos produzidos.

      Quanto a mim, sim, confesso que não tenho uma conduta impecável quando o assunto é ecologia e economia. Mas posso dizer que estou aprendendo, aos poucos me tornando um cidadão cada vez mais eco-responsável. A minha consciência pesa? Os apelos da mídia me comovem? Os programas governamentais me convencem? Um pouco, mas nem tanto. O que me dói mesmo são os puxões de orelha da esposa. Tenho uma esposa eco-prática. Ela me dá broncas quando tenho algum comportamento não econômico ou ecológico. Por causa dela, nós participamos do programa de reciclagem de lixo no condomínio onde moramos; usamos ecobags ao invés de sacolas plásticas do mercado; compramos detergentes biodegradáveis; fechamos a torneira enquanto escovamos os dentes; aproveitamos bem tudo o que temos. E recentemente tive que convencê-la a não comprar uma bicicleta pois ela queria ir pedalando de casa ao trabalho todos os dias, algo completamente inviável nesse caos que são as ruas de São Paulo.

      Mas dou o braço a torcer, admiro minha mulher. De modo geral as mulheres são mais responsáveis que os homens, sempre foram. Os homens tendem a ser mais irresponsáveis e porcalhões não sei por quê. Quando o assunto é cuidar da casa, as mulheres são mestras. Cuidar da casa, do bairro, da cidade, do nosso planeta - as mulheres ainda vão salvar a raça humana da completa extinção. Não é por acaso que a Natureza é mãe.

      Deixo aqui então a minha humilde mensagem: cooperemos com as nossas mulheres e cuidemos melhor de nossa casa, afinal, é onde vivemos. Essa nossa casa nós só temos uma. A mãe Natureza agradece.


Setembro de 2010

Fonte da
imagem
________________________________________________
Este texto faz parte do exercício criativo "Acorda Brasil".
Saiba mais, conheça os outros textos:
http://encantodasletras.50webs.com/acordabrasil.htm