Tragédia nos EUA II

Mais uma tragédia aconteceu nos Estados Unidos da América, e não foi causada pela natureza em consequência de terremoto, vulcão, furacão, tornado, ciclone, tempestade, inundação ou deslizamento de terra. Nada disso. É uma das tragédias que comumente têm acontecido nos EUA, em que alguém em fúria, com armas de fogo potentes, escolhe um aglomerado de pessoas e dispara fazendo vítimas fatais e feridos.

No dia 03 último, sexta-feira, na cidade de Binghamton, com uma população de cerca de 50 mil pessoas, distante 220 km de Nova York, um homem de origem asiática, vietnamita, de aproximadamente 30 anos, invadiu o prédio da Associação Cívica Americana que oferece ensino de inglês e outros serviços a imigrantes recém-chegados aos Estados Unidos, e iniciou o massacre.

O atirador fechou a saída do fundo do prédio, entrou pela porta da frente onde atirou em 02 recepcionistas e se dirigiu a uma sala de aula onde assassinou 13 pessoas, dentre elas um brasileiro, professor universitário de uma universidade do Pernambuco, e fez 40 reféns. Ninguém podia entrar nem sair.

Foi uma correria e uma gritaria ao mesmo tempo. Muitas pessoas se fingiam de mortas ou se escondiam em armários, para não serem metralhadas. Uma recepcionista ferida se fingiu de morta e ligou para a polícia, que logo veio.

A polícia isolou o local, pois havia aglomeração de transeuntes e repórteres. A polícia invadiu o prédio, encontrou o atirador morto, havia se suicidado. Chegaram muitas ambulâncias e paramédicos. Pessoas eram transportadas em macas. Foram contados 13 mortos, 04 gravemente feridos e muitos em estado de choque.

O motivo dessa tragédia a polícia irá investigar. Mas sabe-se que o atirador era frequentador do local, pois foi reconhecido por funcionários. Conforme parentes, o atirador estava passando por depressão por ter perdido o emprego, e era ridicularizado por falar mal o inglês.

O presidente Barac Obama que estava na Inglaterra, em um encontro dos 20 países mais desenvolvidos do planeta, onde estava também o nosso presidente Lula, disse que ficou chocado e profundamente entristecido. O governador de Nova York disse que está é uma situação atroz, é um dia trágico para Nova York, e que irá rezar pelas vítimas e suas famílias.

Há muitas explicações para essas tragédias provocadas por esses atiradores. Por exemplo, a imigração de pessoas desequilibradas vindas de exércitos e organizações fanáticas, que não são benquistas na sociedade americana. Ficam desempregadas. E sem estruturas, essas pessoas acabam marginalizadas e discriminadas.

As guerras promovidas pelo País, que incentivam as pessoas a gostarem de armas e se armarem. As consequências das guerras, que geram reservistas alucinados. As indústrias das armas que precisam se sobreviver. O livre comércio de armas que fatura bilhões de dólares. Mas o Governo dos Estados Unidos precisa combater essa onda de tragédias, pois é um exemplo ruim para o mundo.

(publicado no blog: http://alonso.pimentel.zip.net, em 07-04-2009)

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 08/09/2010
Reeditado em 22/02/2018
Código do texto: T2485370
Classificação de conteúdo: seguro