VAMOS DIVERTICULIR!?...


De: Silvino Potêncio  > Vamos Diverticulir!?...

Como sempre, ao sábado, é dia de arrumar a casa e por vezes encontramos coisas das quais não nos lembramos mais.
Hoje, por acaso…Desfolheei o meu livro Electronico que “voismecês” já devem ter lido… e encontrei este texto para diverticulir, ou seja: a gente clica nas páginas e elas se movem p’ra frente e/ou para trás para  lermos novos textos diverticulados, que é aquela escrita espalhada por nós nas páginas destes tais E-Books, que,… portuguêsmente falando,  agora temos que publicar só “é buques” para diverticulir!!!
Deixo-lhes aqui um trecho para os leitores do Al Garve, do Al Meirim, do Al en Tejo, do Al Kubaça, e das Al Cagoitas… (*)

Al maminha tão senil porque partiste,
Desta terra que a toda hora é tão caliente…
Se foste embora porque tanto me traíste,
Volta agora, cá p’ro meio desta gente!

(*) ALCAGOITAS, MANCARRA, GINGUBA, AMENDOIM, PEA NUTS,... é tudo a mêma coisa!!!
————–
Ai minha Nossa Xeñora do Chá de Ti Lia … Eu abri o meu Livro “Um Convite P’ra Tomar Chá” e imediatmente me surgiu  aqui um poema com uma receita de brinde diverticulado:

Receita de Chá de Arruda (Ruta graveolens L, Ruta montana, Ruta sativa, Ruta hortensis, Ruta latifolia):
Embora não haja aqui qualquer intenção do autor, em adentrar a área da ciência herbalógica, muito menos aconselhar qualquer leitor a praticar o comércio de “erva”… ou de ervanários, nós pretendemos sim, prestar toda a ajuda possível aos desvalidos deste tipo de situação, e assim; achamos por bem, descrever uma receita do chá que funciona muito bem!, e …por certo, lhes trará resultados imediatos.
- Quanto mais não seja, para chamar a atenção de possíveis novos incautos que aceitam “convites” sem nem olhar aos olhos dos donos da festa.
Na roda da vida “xuxial”, por exemplo, a nossa máxima mais aconselhada aos transeuntes, é baseada nesta frase ideológica;<<… Sê como o sol ao meio dia, dando luz ao mundo todo. (Sabedoria Oriental)..>>
…Como a maioria dos leitores já deve ter percebido, nós jamais repetimos ou sugerimos uma máxima nos nossos “escritos”, desde os mais elaborados aos mais simples, conquanto ela se destina a manter como um único objectivo claro, bem definido, e...assim cada texto é propositalmente em busca da paz de espírito de tudo fazermos sem dor de barriga, para casos como o que acabamos de descrever! (ver o verso lá em cima)
E na nossa tentativa de solidariedade colectiva, ás vezes, chegamos ao ponto de pesquisar exaustivamente o que é absolutamente óbvio!, e que geralmente está bem abaixo do nariz do orador-conquistador-de-poleiro à nossa frente!…
- é só fazê-lo abrir a boca, levantar-lhe a língua e lá está tudo aquilo que a língua dele nos ensina.
— Esperamos que, com esta pré-análise, e a aplicação de umas boas doses de Chá de Arruda Fedorenta, e com uma explicação cientifica, que nós já buscávamos há algum tempo, sem no entanto entender porquê certas situações, certos piropos e cantadas nas posturas corporais de muitos dos nossos conquistadores, são tão enfadonhas, diga-se; são tão cheias de “arrudeios” e comumente enquadradas no jargão popular:
<<…a conversa dele tem muita parra e pouca uva…>>
- Vai daí que; pé ante pé, adentrei no mundo enciclopédico para buscar um lenitivo para a minha curiosidade nesse aspecto social do sujeito orador e… lá estava! - O que é um piropo ? - Uma Cantada?...
- É - a meu ver - o verdadeiros motivo pelo qual o “home/mulher” conquistador do poleiro, ele fala, fala, fala!,… Depois arrudeia, arrudeia e o “rodeio” que ele faz é tão grande que, quando ele cai do cavalo, ninguém percebe se o defeito foi dele ou da cavalgadura que foi a realidade da vida montada na situação de deboche em cima do sexo-oposto ali conquistado!…
Descobrimos também que a “arruda” é uma planta sui-géneris!,… que é denominada como “arruda-fedorenta” e isto para justificar aquele sussurro dos incógnitos transeuntes, que por ali passam ao “cu xixar” uns para os outros!… isto até já cheira mal, carago!…
​E é sempre a mesma cantada!... na politica como na vida informal do dia-a-dia ele adia, adia, contar a verdade... extravasar o que tem lá dentro e quandoi não pode mais segurar, ele solta, pum!!!!!!!
- Em ambientes fechados, a situação é muito pior!… quem está na cadeira do lado, esteja em pé ou sentado ele… sente-se tocado!, e não replica nada porque; quem abre a boca nessas situações em público, geralmente é sempre o assassino!
- Ele um autêntico contestatário do movimento do “grin pisse”…
- Só os cães da grife “fox terry blemente embriagados” com aguardente de medronhos algarvios, lá da região sul de Faro, é que não detectaram ao investigar a sumiço da infeliz Maggie, e isso porque, o Faro é nosso e o sol “algarvio” nunca foi do tal inglês ”Brown”!
- Carago, aquilo lá na região é tão iluminado que tem até a freguesia da Luz, que não tem nada de “Brown”, lá é tudo luzes da ribalta!… mas voltemos ao nosso chá diverticulado.
- Depois da arruda fedorenta, nós temos também a “arruda-doméstica” que se confunde muito com a “arruda-dos-jardins” e a “arruda-de-cheiro-forte” … que é atualmente muito procurada pelos políticos, de quase todos os paises emergentes, devido à sua produção fácil em qualquer canto!
E … nesta espécie é mais fácil de produzir as aromáticas folhas de arruda para dispersar a multidão de ouvintes, espectadores “arrudeados” de seguranças à paisana!,… alguns são expectorantes do gargarejo entalado no gógó do orador!… Por isso nós )(POVO) temos até um outro slogan publicitário que diz o seguinte:
O galanteador pigarreou, arruda tomou… e o cheiro se soltou!… pum!
E assim!… acabou-se a ó posição dificil de explicar, esta da receita de chá de arruda!
- Aonde todos reclamam, e ninguém dá uma dieta alternativa para ajudar o nosso “Don Juan”  politico exímio sair-se de uma forma bem airada.
É então … quando ele volta ao tão querido e saudoso “jardim de arruda à beira-mar plantado”… para, ali, às escondidas dos jardineiros de plantão, ele apanhar flores nas madrugadas da prima vera e do primo verão, como ele aprendeu na sua ida à mais de “cantada” a linda Riviera Francesa, para se entender, o porquê deste inflamado tomador de tão arrudas atitudes!
- Sem sombra de dúvida, o chá mais recomendado é este!, porque: As flores de arruda são pequenas e amarelas, parece que estão sempre com ictericia, e não se misturam com o vermelho sangue dos cravos de simbolismo violento de paixões dramatológicas… e elas, as folhas de Arruda, justamente por isso, elas não servem para perfumar o ambiente do discurso ambiental.
- Deixemo-las de fora…
- Já em termos económicos, como diria o matemático herbanário lá da minha santa terrinha; os vapores de conquistas mal recebidas se concentram na dicotomia: << aqui pagas e aqui deves!…>>, aatão para quê haveremos de economizar hoje, para gastar todo este paleio, logo amanhã!!??...
​Melhor assim; gasta-se logo tudo duma vez hoje, e pronto!… a missão está comprida.
(ei,… psiu!… voismecê se enganou-se home… a sua missão não é comprida, é cumprida!… ora, ora… aatão voismecê num já “biu” que, no novo acordo ortográfico da língua luso-brasileira, os ditongos agora são escritos da mesma maneira que se falam!?) … e se eu digo que a minha língua é mais comprida do que a sua, é porque a minha missão aqui no paleio desta guerra “séc-su-al” vai durar até ao final dos tempos, e prontos!… tenho dito!
- Além do mais, eu… na minha condição de pastor do rebanho, aquele que conduz as “u velhas e novas” que vivem dentro e fora do bardo, eu tenho a alta responsabilidade de tudo fazer para evitar a perda de sangue, seja de quem for e por isso, no meu discurso de m’acho!… eu m’acho melhor dizendo;
​-somos todos dependentes do inimigo(a) e até já descobrimos a melhor maneira de repor o sangue perdido, na batalha, pelas nossas cidadãs combatentes (este é um termo unisex que se aplica modernamente para chamar carinhosamente todos – homes, mulheres, e os intermediários!)… – não importa qual seja a luta!
O melhor negócio antes de tomar chá, é partir as fuças ao primeiro que baixar o pau, e não importa qual seja, a bem ou a mal, o importante é gritar >>>  bamo s’imbora lá?… cê qui sabe!… aqui quem manda somos nós!
— Aos outros,… bem os outros que arrudeiam, eles que usem a arruda na forma de pó que serve para matar “piolhos, pulgas e lendeas”!… carago, isto é que é cultura…hein???
Ah… sim!, a receita…
- Basta botar a arruda para secar, no verão nem é preciso sol, basta deixar o fogo arder nas matas e nos pinheiros de ambos os lutadores!…depois faz-se um chá com pó da folha de arruda (20 gramas de pó dá um litro de chá…)
Resultado imediato! – não tem piolho, pulga, lendea que “auguente”, carago... creio que nem o tal do AEDS
do Egipto ou da Mesa Optâmia,
- Isto para não falar na falta de menstruação!… basta tomar uma ou duas púcaras (1) de chá de arruda, e o efeito dela expulsa de imediato o efeito emenagogo que é um efeito da menopausa antes do tempo!…
Para evitar isso a que se costuma convencionar de descuido de guerra!
(1) púcara, no linguajar do nordeste transmontano, é o substitutivo de “chá vena”, que… por sua vez, se conhece no Brasil pelo nome de “ Xiiii cara”!… ú qué qué Ké púcaro d’alumino!?…
Notas do autor/editor:

1 - as minhas peças de teatro em "três" actos sempre acabam no "quarto"… tomem um bom chá e tenham bons sonhos!
E.T. para baixar o livro me visitem neste site:
http://www.caestamosnos.org/Autores/Silvino_Potencio/Ebooks.html

Silvino Potêncio
DELEGADO CEN/Natal-Brasil – Setembro/2007
Autor de: “Catramonzeladas Literárias”, ” Os Nïzcaros” e “Os Gambuzinos”… Tal & Cual… aqui se escreve como se fala... e prontos!
Silvino Potêncio
Enviado por Silvino Potêncio em 09/09/2010
Reeditado em 27/03/2016
Código do texto: T2487489
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.