São Paulo Multicultural e Multirracial

Festas Setembro

Tribos e nações. Confederação de culturas e povos que se aceitam, misturam-se de forma harmônica sem preconceitos e criam uma cultura própria.
Contrastes, e desigualdades, onde se encontra a maior frota de helicópteros do mundo, transportando ricos e poderosos. Opondo-se aos carros blindados, circulam motoboys, com o seu corpo servindo de proteção. É a busca da sobrevivência de uma maioria excluída.
O Brasil tem a maior frota de motoboys do mundo, segundo o sindicato da categoria são mais de 900 mil profissionais. No estado de São Paulo 500 mil, na cidade calcula-se 200 a 300 mil motoboys. Driblando, cortando carros e trânsito paralisado. Nessa guerra são os “cachorros loucos”.
Onde o belo e o feio, convivem e se integram. Onde a beleza do bairro do Morumbi, contrasta com a crueza da favela do Paraisópolis. Frutos da mesma antiga fazenda do Morumbi.
Dinâmica caótica de culturas e raças, constroem-se de forma ousada uma nova cultura cosmopolita. Índios ainda sobrevivem em aldeias em São Paulo. Portugueses e espanhóis, judeus e palestinos, negros, alemães, franceses, italianos, armênios e japoneses, chineses, coreanos, bolivianos e peruanos, vivem e constroem.
Culturas diferenciadas interagindo e misturando-se. Num mundo globalizado a cultura particular dá seu tom característico. Além dos nordestinos, mineiros, gaúchos, até os paulistas afirmam sua identidade cultural.


Nesse mês festas mostras, exposições:

“Revelando São Paulo” Cultura Paulista

A XIV Edição do Revelando São Paulo – Festival da Cultura Paulista Tradicional, projeto realizado pelo Governo de Estado e Secretaria de Estado da Cultura, acontece durante os dias 10 a 19 de setembro em um novo cenário: o Parque Vila Guilherme/Trote e o Mart Center, próximos ao metrô Carandiru.
Promovendo o encontro das várias manifestações artísticas vivas em todas as regiões do Estado, o Revelando São Paulo busca difundir a cultura do interior paulista, reflexo também das tradições de todo o país e ainda daquelas herdadas de outros povos trazidas ao cotidiano de São Paulo pela imigração. Congadas, Batuques, Folias, Império do Divino, Moçambique, Cavalarias, Fandangos, Bonecões serão apresentados como uma grande vitrine que reunirá 200 municípios do Estado.

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/noticias/?p=21125

Festa de San Gennaro: Cultura Italiana
Pra fechar o ciclo 2010 de festas italianas, começa em Setembro a 37º Festa de San Gennaro, na Moóca, em São Paulo.
Este ano a festa começa em 4 de setembro e se estende por todos os finais de semana até o dia 10 de outubro!
Programação Sábados, começa às 18 h e vai até 00 h
Domingos, começa ás 18 h e cai até ás 23:30 h
Setembro – 04, 05, 11, 12, 18, 19, 25 e 26
Outubro – 02, 03, 09 e 10

http://conversanacozinha.com/2010/08/sangennaro2010/

Cultura Gaúcha: FESTIVIDADE DA SEMANA FARROUPILHA 2010

TEMA DA SEMANA FARROUPILHA DE 2010: FARROUPILHAS: IDEAIS, CIDADANIA E REVOLUÇÃO

Jantar e Baile com Show e animação do Grupo: FOLCLORE NATIVO - APRESENTAÇÕES ARTISTICAS CULTURAIS.
Data: 18/09/2010
Jantar: 20:30h às 23:00h
Baile: a partir das 23:00h
LOCAL: CASA DE NASSAU, Av. Raimundo Pereira de Magalhães, 4123 - Próximo a Ponte do Piqueri - Marginal Tietê.
Para maiores informações ou reserva de mesa e convite:
(011) 3641-0056 e (011) 9223-1119 - falar com Roque Wagner

http://www.ctgbarbosalessa.org.br/eventos10_jantar_180910.htm

Centro de Tradições Nordestinas

Uma vitrine do Nordeste com seus costumes, comidas típicas e uma programação de shows ao vivo com bandas, repentistas, emboladores, manifestações populares, apresentação de peças teatrais, etc.
O CTN surgiu a partir da Rádio Atual - num espaço anexo, com 12000 metros quadrados de área, 12 quiosques com comidas típicas dos estados - como complementação dos projetos que visam dar apoio aos nordestinos e carentes que vivem em São Paulo.

http://www.ctn.org.br/

Feira Boliviana Cultura Latino America

Feira da Praça Kantuta
Produtos e pratos típicos da culinária andina, em especial pratos bolivianos e peruanos
Rua Pedro Vicente, S/N - Canindé,
Todos os domingos das 10:00 às 19:00
O passeio à praça Kantuta aos domingos é no mínimo interessante. Além das salteñas, empanadas e pães típicos é possível ver ainda uma partida de futebol e eventualmente uma apresentação folclórica.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/noticias/ult338u586734.shtml