Fé em quê?

A arte de viver da fé, só não se sabe fé em quê. Sinto ódio pelos políticos, todos eles, até mesmo pelos bons políticos, pois meu coração já não sabe fazer a distinção, ele somente me diz o que sentir. Em meio à minha revolta, sinto pena do meu povo. Hoje ouvi dizerem: “O negócio é ser político, viver na boa”. Confesso que dei uma risadinha simpática na hora, mas logo percebi, que não existem "outros" lá, senão nós mesmos. Não, não são estrangeiros, nem tão pouco alienígenas, somos nós. São brasileiros natos. É o pai de alguém, o tio de alguém, é o marido ou esposa de alguém. Nossa pátria amada e corrompida é o resto da equação onde se quer sempre mais que o outro. Brasileiros de todo o país, com sua crença e seu “jeitinho”. Começo a entender que aquela conta que nós não pagamos, aquele sinal de trânsito em que não paramos, a fila no ônibus que furamos, tudo isso nos caracteriza... Esse é o nosso país. Percebo que desejamos o mensalão, o cueção e todos os “ãos” que desfilam a grandeza da nossa nação...Quem não queria ser um sanguessuga? Nós os repudiamos, mas não por que “eles” roubam, mas por que não somos "nós" que estamos lá, roubando no lugar deles eles.

Gilmar Takano
Enviado por Gilmar Takano em 25/09/2006
Reeditado em 16/09/2007
Código do texto: T249359