sonhos reais ou ilusionismo...

Às Vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas... O tempo passa...

Descobrimos que grandes mesmo eram os sonhos e as pessoas pequenas demais para torná-los reais!

Com o passar dos anos, nossas prioridades vão mudando... “É o processo do amadurecimento”.

Notamos que nossos líderes familiares perderam o viço, o frescor, e que nós também, e um tanto assustados, pensamos: a velhice chegou!

Nesta conversão de imagem a vida patenteia-nos com o justo conhecimento que a beleza não é eterna, e que a verdadeira beleza do ser humano é a interior, de seu espírito - na sua alma, que mostra a riqueza dos sentimentos, a força do amor, nos pequeninos fatos..

A velhice para ser bela e saudável necessita de espaço, não pode ser enclausurada, para não desintegrar a sua essência.

As sociedades se formaram a partir da luta do homem contra a natureza. Elas se diferenciam uma da outra pela forma como seus membros encaram essa luta. Velhice é o último período da evolução natural da vida. Implica situações diversas -- biológicas, psicológicas, sociais, econômicas.

Novo tempo, nova fase! Para sobrelevá-la necessita examinar com atenção as limitações!

“Cada idade possui as suas verdades, as suas experiências, os seus segredos”. “Morin”.

A idade avançada para ser bela, feliz, necessita de ambiente favorável onde ela possa relembrar o passado, caminhar capengante, encurvada ou não, livre, mas, confiante, jubilosa do desempenho de sua missão.

Não me incorpora à memória a existência de família onde pais e mães adquiriram a condição de santo.. Todos eles, “como nós”, acertamos, incorremos em erros, em experiências diversas, umas boas, outras não.

Também, o que fazer, não há universidades para formação de pais.

O lar onde há amor e carinho é um verdadeiro Lar, e como diz Francis Bacon:

- “A verdade é filha do tempo, não da autoridade”

O que me causa grande surpresa é notar que meus entes queridos continuam tendo ideal, a mesma estrutura mental, plena de sonhos para o presente e para o futuro. Continuam ativos, praticando exercícios físicos, aulas de pinturas, contribuindo com o social nas igrejas!

Vida e energia não lhes faltam.

O tempo é um ponto de vista de cada pessoa.

Costumamos pensar que a inteligência está ligada, em grande parte, à herança genética, mas isso não representa o quadro completo, é apenas um aspecto a ser considerado.

A forma como enfrentar o cotidiano, afeta nosso bem-estar mental. Ninguém se eleva sem esforço máximo da vontade dos campos do hábito para as regiões da experiência.

Abraço com alegria mamãe, com seus 93 anos, meus tios que já ultrapassaram os noventa – outros oitenta e muitos anos. Peço a Deus que hoje, sempre possamos continuar unidos, amigos, dando boas risadas por casos talvez insignificantes para muitos que não entendem o patamar do momento.

Agradeço ao bom Deus por ter-me presenteado com familiares excepcionais.

Paz para os que não mais estão em nossa convivência, e que participaram desta harmonia, deste amor, inclusive a minha querida e amada irmã Ângela que há poucos meses nos deixou.

Marília
Enviado por Marília em 12/09/2010
Reeditado em 12/01/2014
Código do texto: T2493706
Classificação de conteúdo: seguro