A Teologia do Campeonato brasileiro

O Brasil por ser um país de total liberdade de expressão, onde está enraizado em sua cultura um forte apelo ao Cristianismo, é normal ver em suas ruas pichados nos muros e paredes, frases do tipo: "Jesus voltará" "Jesus te ama" "leia a bíblia" e muitos outros, e todo esse fervor não é diferente também pelo Futebol. Outro dia passando pelas ruas próximo à praça vinte e oito de março, algo me chamou muito a atenção, o autor havia escrito a celebre frase: "Só Jesus salva!". Poderia ter passado despercebido, pois é corriqueiro ver esse tipo de escrita nos muros, porem um engraçadinho, acrescentou; "O galo" ao final do texto. E com o complemento o texto em sua totalidade ficou da seguinte forma: "Só Jesus pode salvar o galo”.

Bom, faz parte do senso comum, a idéia de que Deus é brasileiro, mas eu não acredito que Ele tenha um time de preferência, apesar da prepotência corintiana "time perfeito", do todo poderoso São Paulo esporte clube que se acha dono do mundo, e da trindade juvenil do Santos, "São Robinho e cia. limitada, rogai por nós", Deus não torce por nenhum time, por isso eu diria aos atleticanos, não quero jogar água fria na fé de ninguém, mas não é Deus que vai salvar o time alvinegro da zona de rebaixamento. Aliás, se Deus tivesse que escolher um time do campeonato brasileiro pra torcer eu não tenho dúvidas que seria o Cruzeiro Esporte Clube; Calma, calma, eu já me explico, é porque estrelas, azul celeste e libertadores, tem tudo a ver com o contexto divino.

Brincadeiras a parte, Deus não interfere no jogo, pois futebol é arte pura, e pura arte, Deus aprecia tudo e toma conta para que tudo ocorra bem com seus queridos filhos.

Enquanto isso na toca... a raposa faz mais uma vítima...

Por Cláudio Roberto da Silva

Claudio Silva
Enviado por Claudio Silva em 13/09/2010
Código do texto: T2495648