POIS É, PRA QUÊ?

Porque é uma palavra que tem quatro formas de grafia, quatro tormentos, remetendo a perguntas e respostas, motivos e explicações. Não precisava tanto, creio. Por mim uma bastaria para o saudável exercício de comunicar, de aprender e ensinar.

Tem horas que a gente fica escarafunchando umas coisas que nem sei o porquê. Vamos acumulando aprendizados na vida, vamos exercitando o ato de pensar, vamos dando corda às lembranças guardadas de coisas que vimos ou ouvimos há tanto tempo. Por causa de quê?

Tem gente mais pragmática no sentido de não querer aprender muitas coisas que lhes são consideradas inúteis para o seu viver. Preferem às vezes acumular coisas, digamos, mais palpáveis do que o ato de aprender com perguntas e respostas. Estas quase nunca satisfazem plenamente porque não dá para “pegar”, gerando sempre mais perguntas, o que dá uma canseira danada.

Igualzinho com as coisas palpáveis. Compra-se um objeto do desejo (não da necessidade). Aquilo satisfaz por um momento, vem a publicidade dizendo que agora o que você precisa é de outra coisa, e, havendo dinheiro, vai-se comprando mais coisas até saciar a vontade plenamente ou acabarem os estoques. Dura pouco essa satisfação. A do aprendizado traz mais benefícios a meu ver.

Faz sentido eu saber como se fixa uma peça em outra, apertando um parafuso ou encaixando duas peças? Faz sentido um biólogo saber trocar um pneu de um carro? Faz sentido uma dona de casa saber de assuntos que estão totalmente fora da moda da novela, como, por exemplo, de filosofia? Por que um atleta vai saber dos casos de corrupção na política? Vale a pena pensar sobre religião? Um executivo precisa saber algo sobre culinária, se o seu negócio é o mercado financeiro? Para que serve o conhecimento da história? Um inútil saber do pós-fato? E quando vem aquela situação na vida prática em que é necessária uma resposta do tipo: o que você faria?

O conhecimento, ao contrário de bugigangas não ocupa lugar nem incomoda ou traz drama existencial sem por quê.

POIS É, PRA QUÊ?

(Sidney Muller)

O automóvel corre

A lembrança morre

O suor escorre

E molha a calçada

A verdade na rua

A verdade no povo

A mulher toda nua

Mas nada de novo

A revolta latente

Que ninguém vê

E nem sabe se sente

Pois é, pra que?

O imposto, a conta

O bazar barato

O relógio aponta

O momento exato

Da morte incerta

A gravata enforca

O sapato aperta

O país exporta

E na minha porta

Ninguém quer ver

Uma sombra morta

Pois é, pra que?

Que rapaz é esse?

Que estranho canto

Seu rosto é santo

Seu canto é tudo

Saiu do nada

Da dor fingida

Desceu a estrada

Subiu na vida

A menina aflita

Ele não quer ver

A guitarra excita

Pois é, pra que?

A fome, a doença

O esporte, a gincana

A praia compensa

O trabalho a semana

O chopp, o cinema

O amor que atenua

Um tiro no peito

O sangue na rua

A fome, a doença

Não sei mais porque

Que noite, que lua

Meu bem, pra que?

O patrão sustenta

O café, o almoço

O jornal comenta

Um rapaz tão moço

O calor aumenta

A família cresce

O cientista inventa

Uma flor que parece

A razão mais segura

Pra ninguém saber

De outra flor

Que tortura...

No fim do mundo

Tem um tesouro

Quem for primeiro

Carrega o ouro

A vida passa no meu cigarro

Quem tem mais pressa

Que arranje um carro

Pra andar ligeiro

Sem ter porque

Sem ter pra onde

Pois é, pra que?

Pois é, pra que?

Pois é!

josé cláudio Cacá
Enviado por josé cláudio Cacá em 14/09/2010
Reeditado em 14/09/2010
Código do texto: T2497040
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.