DA ARTE DE SER AMIGO


(...)

Amigo é coisa para se guardar
No lado esquerdo do peito,
mesmo que o tempo e a distância, digam não,
mesmo esquecendo a canção.
O que importa é ouvir a voz que vem do coração.
Pois, seja o que vier,
venha o que vier
Qualquer dia amigo eu volto a te encontrar
Qualquer dia amigo, a gente vai se encontrar.

(Canção da America – Milton Nascimento)
 


Aristóteles acreditava que a amizade é a mais importante realização da vida dos seres humanos. Também acredito que assim seja, e gosto de falar sobre isto. Muito se tem escrito e muitas são as definições sobre este sentimento, há quem o veja como uma relação de afeto de tipo muito especial. Ele se desenvolve no tempo a partir de encontros sucessivos e que devem ser vistos como momentos de autenticidade, de confiança mutua para que cada um se mostre do jeito que é e sem disfarces. É de se esperar que haja reciprocidade na amizade, não se pode ser amigo de alguém que não seja por sua vez nosso amigo.


Outro ponto importante na amizade é que ela deve ser vista como uma relação descontinua, você pode passar algum tempo sem ver um amigo, mas quando o encontro acontecer, deve ser um momento de alegria, sem cobranças pelo tempo que passou.


É preciso também levar em consideração que a amizade não é exclusivista, podemos ter vários amigos. Não deve existir concorrência entre amigos, o que deve existir é o reconhecimento do valor da individualidade única e inconfundível de cada um. Não esquecendo que “toda individualidade merece esse reconhecimento”.


Lembrando sempre que a amizade não envolve sofrimento. “Os amigos sentem-se bem na companhia um do outro, sem ambivalência  e sem medo de perda. Não há lugar para mesquinharias maledicências nem mal-entendidos. Cada um ajuda o outro a descobrir por si mesmo aquilo que é essencial em sua vida, percorrendo juntos uma parte do caminho” .Que o diga o professor de filosofia Reimberto Schimitz nas suas considerações sobre “Características da Amizade”

 
 
Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 15/09/2010
Código do texto: T2498863
Classificação de conteúdo: seguro