BESTIALIZADOS E BILONTRAS

Oi, gente. Aqui é o Arcanjo. Era para eu ser assim apenas um abestado alegre pela pena daquele José Cláudio, meu pai de criação. Mas estou ficando é bestializado. Isso mesmo, transformado em imbecil diante das coisas que vou encarando pelas ruas. “Os Bestializados” é uma obra de história do Brasil que saía da monarquia para a república num cenário social em que a população era tão apática quanto é agora diante das eleições. Há um apelo propagandístico para o envolvimento popular nas eleições mas ela não se efetiva além do voto e de umas discussões apaixonadas . Fala-se mal e fala-se bem e vota-se muito mal, no frigir dos ovos.

Agora, vejam só o conceito do cara candidato a um cargo eletivo. Eu fui conversar com ele sobre o que o motivava a se candidatar, já que é a sua primeira vez - a gente sempre deposita esperanças nos neófitos. Ele me disse que a evidência é o maior desejo de todo mundo. Segundo sua teoria, o mundo aumentou demais nos últimos anos e para ficar em destaque a pessoa tem que criar fatos sempre. Chamar a atenção de uma forma que possa cair nas graças do público. Então, como não sabe jogar bola, não sabe cantar nada, nem rebolar, não sabe atuar nem que seja atrás de uma câmera escondida de um realitty show, apesar de ter mandado muitas cartas tentando se inscrever, resolver que fazer politicagem é o meio mais fácil e rápido de se tornar conhecido e ainda por cima ganhar muito dinheiro.

Resolveu e assumiu que vai ser através da corrupção. Ganha duas vezes. Fica rico e ainda por cima famoso. Eu argumentei com ele que o povo já não está tão bobo assim, de cara ir votando no primeiro que aparece com um discurso fácil e perguntei se ele tinha algum mote de campanha. E sabem o que me respondeu? Que tinha sim e era exatamente o oposto do que ia fazer e o mote era combater a corrupção. Não lembra o caçador de marajás, como foi que ele se elegeu? Punhos cerrados, cara nervosa, discurso contundente e pronto. Estava montado o circo de horrores. E deu certo. Durou pouco mas deu certo. Tanto que o cara está aí na crista da onda e celebrado novamente.Quanto a escapar das penas, nada como um bom discurso, um bom dinheiro, um bom advogado. Fácil, fácil nesse país de oportunidades para oportunistas. Saiu pra lá com cara de bilontra empunhando sua bandeira, distribuindo seus santinhos no semáforo com uma turma de cabos eleitorais – que ele chama de militantes - contratados a um salário mínimo por mês cada um e eu saí pra cá com cara de bestializado.

ARCANJO ISABELITO SALUSTIANO – O FILÓSOFO DAS RUAS.

josé cláudio Cacá
Enviado por josé cláudio Cacá em 15/09/2010
Código do texto: T2499751
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.