VERBO COMPRAR

“Comprar é o verbo que vocês mulheres mais usam” - é mais ou menos assim a frase que o personagem Vasco, da obra "SAGA", de Érico Veríssimo, fala para Clarissa,quando estão fazendo compras. Ele não deixa de ter razão, pois temos o hábito de consumir mais que os homens, afinal de contas, somos, por natureza, mais vaidosas que eles, assim como temos mais itens para serem consumidos. Podemos começar com as roupas íntimas, enquanto os homens usam apenas uma peça, nós mulheres usamos duas.

Uma amiga disse certa vez que mulheres treinam, desde os tempos das cavernas, para serem ótimas compradoras,quando andavam em zigue-zague, catando as coisas pelo caminho até chegarem realmente aonde pretendiam. Já os homens iam direto ao seu destino. Esse fato pode ser observado em documentários da época. Concordei com ela, pois é assim que nos comportamos em um supermercado, passamos por várias prateleiras, colocamos várias mercadorias em nosso carrinho até chegarmos àquilo que realmente queremos comprar. E por muitas vezes saímos do supermercado sem sequer passar perto da mercadoria que pretendíamos comprar. Por outro lado, os homens entram no supermercado, indo direto ao que desejam comprar, parando somente na seção de eletrônicos, dando uma olhadinha, apenas como curiosidade, nos últimos lançamentos do mercado.

Em shoppings, movidas pela nossa vaidade e induzidas ao consumo diante da diversidade de coisas que encontramos pelo caminho, praticamos muito o verbo comprar. As lojas femininas, em geral, são todas bem decoradas, coloridas com vários tipos de mercadorias. Quando encontramos vários tipos sapatos, bolsas, bijuterias, maquiagem, cremes antirrugas, hidratantes - é algo tão sedutor! Aí é que precisamos de um enorme autocontrole para não comprar algo de que não necessitamos no momento. Por outro lado, as lojas masculinas existem em menor número, decoradas com cores neutras, incentivando os homens a consumirem apenas aquilo de que necessitam. E são todas iguais!. As camisas sociais, por exemplo, são todas de cor azul claro, brancas ou cinzas, sejam lisas ou listradas. Uma vez e outra surge uma "novidade", como a da cor de rosa, mas essa poucos se arriscam. Os sapatos também são bem semelhantes, normalmente são fechados, nas cores preta e marrom, fazendo parceria com as meias nas cores preta, azul escuro e marrom (de novo). As gravatas, idem. Os ternos lisos, normalmente escuros, algumas vezes com riscos discretos. Numa festa parecem que estão todos uniformizados. Quando querem algo descontraído, são as mesmas camisetas e shorts. Tudo básico. Por isso fica difícil encontrar um conhecido no meio da multidão através de sua roupa!

Sim! Talvez assim seja melhor mesmo: roupas discretas! Se ninguém nos notar, podemos comprar mais à vontade...

Nice Bacchini
Enviado por Nice Bacchini em 21/09/2010
Código do texto: T2511008