Para todos há falta de criatividade!

Desde novo escrevi muito, logo na adolescência comecei meus primeiros rabiscos.

Com duas décadas depois e com muitos escritos veio a primeira crise.

Sentei de frente ao computador e comecei a pensar no artigo que deveria publicar aqui neste espaço.

Eu olhava, olhava e olhava de novo aquela tela bem clara na minha frente e nada de ideias, nada surgia para escrever. Como não gosto de café, não sou fumante e não faço nada compulsivamente simplesmente levantei fui até cozinha tomei um copo de água e parei de frente com a janela observando as ondas do mar, privilégio para pucos> Moro sozinho, poderia aproveitar o silencio deste lar e obter assim umas ideias.

Fiquei para lá e para cá, mas ideias para escrever que é bom, nada. Não vinha inspiração nenhuma.

Depois de um bom tempo improdutivo resolvi registrar minha frustração. Escrever sobre falta de criatividade, já viu isto?

O que é preciso para ser criativo? Lembrei dos meus grandes ídolos: Paulo Coelho, Fernando Pessoa e Jorge Amado. Será que esses mestres da literatura já tiveram alguma crise? Li e reli obras in crives desses mestres, absorvi espíritos instintos de varias histórias escritas por eles. Tantas lembranças, mas inspiração? Nenhuma! Ai me bateu uma tristeza , até pensei em parar de escrever, ou fazer um tratamento, mas que tipo de tratamento? Não existe nenhum!

Uma certa vez troquei e-mail com minha querida amiga lucinha escritora de teatro, ela me falou que isto é absolutamente normal, e que o importante é registrar tudo.

Mesmo chateado fui registrando tudo sobre este momento de crise. Minutos depois percebi que estava criando linhas e mais linhas de registros, mas eu queria escrever sobre um assunto de interesse popular e que tirassem algo de proveito para o dia a dia.

É até bom escrever sobre a crise, mas para isso temos que ter ideias; e você acha que surgia alguma ideia? Que nada!Quando você está sem ideia tudo que surge parece ser ridículo, mas eu não desisto assim fácil, empurro com a barriga até conseguir atingir o meu objetivo, não sei se é certo ou errado, mas sei que sou teimoso.

Com trianta anos de vida e quinze de profissão já lancei onze livros e sem duvidas tive que ser teimoso em algumas vezes nesta vida.

Pior que o tempo foi passando e eu não tinha uma ideia geral do que iria publicar. Depois de ler os jornais, assistir televisão , ver um filme, pensando nisto poderia trazer uma resposta, e nada surgia, então resolvi parar de me torturar um pouco com aquilo, e tive um momento de concentração, peguei a bíblia e comecei a ler, mas nada resolveu. Então de uma vez para descansar a mente! Se tiver que surgir alguma coisa, que saia sem muito esforço, aguardo por algo espontâneo.

Já é tarde da noite e tenho que mandar esta coluna até as 04:00 da manhã, ainda bem que já escrevi algumas linhas agora é só seguir o raciocino! Mas que raciocino? Eu já estou de frente com a tela do computador faz muito tempo e o que escrevi foi isso que vocês viram. Pensando bem acho que o texto está pronto, por que a ideia é essa mesma, é por no papel linhas e mais linhas de qualquer assunto e mesmo saber escrevi um longo texto sobre um assunto pouco comum, por que as pessoas nunca relataram isso.

Agora imagino que não venha-se repetir comigo por que mesmo que aconteça, passo a registrar a própria crise e tudo está valendo.

Marcos Ribeiro de Macedo
Enviado por Marcos Ribeiro de Macedo em 27/09/2010
Código do texto: T2524005