Preocupação - (Direitos Autorais)

Iniciando a conversa, um pouco de mim: sou professora, comprometida com a Educação e "apaixonada" pela Literatura. Muitas preocupações e responsabilidades, enquanto mulher, profissional, ser humano me afligem e, muitas vezes, me angustiam.

Entre tantas outras, de menor ou maior dimensão, confesso que uma delas está gerando em mim uma certa inquietação: é o desrespeito e o descaso em relação à autoria dos textos que circulam em nosso dia-a-dia, nas mais variadas situações.

Acredito que todos devemos levar a sério esse assunto e, por isso, nos comprometer ao divulgarmos textos, com a atribuição da autoria a quem lhes é um direito, o que considero uma responsabilidade de cada um.

Portanto, ao repassarmos textos, quaisquer que forem os objetivos e circunstâncias, vamos conceder os créditos a seus devidos autores e editoras, respeitando os direitos autorais*, apresentando, sempre, as fontes bibliográficas.

Jussára C Godinho

(Os direitos autorais são protegidos pela Lei nº 9.610 de 19/2/98. Violá-los é crime estabelecido pelo Artigo 184 do Código Penal Brasileiro).

Site: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/Del2848.htm