Amizades

O que é amizade? O que é um amigo? sentimento ou pessoa que já inspirou tantos poetas, que já amparou tantas lágrimas de tantas pessoas, que já nos repreenderam quando estávamos errados, sabendo que o que precisavamos era de um abraço?

Não sou de muitos amigos, sempre fui timida, fechada, berando o anti social. Às vezes cismo com as pessoas, crio imagens negativas, julgo antes mesmo de conhecer, errado, eu sei, mas acontece, é involuntário. Por outro lado, simpatizo com outras, pessoas que me despertaram um algo mais, e que mesmo sem saber quase nada sobre elas, me sinto à vontade falando sobre tudo, contando segredos, confiando de olhos fechados.

Confiança, essa é a palavra. O guia das amizades e relacionamentos, o que determina se deixamos, se emprestamos, se cedemos, se comparecemos e principalmente, se compartilhamos. A confiança é o que determina o tipo de relacionamento que vamos ter com outra pessoa.

Não sei se acredito tanto que amigo é para todas as horas, acho mais fácil acreditar que tem um amigo específico para cada hora, ontem mesmo estava cercada de pessoas que considero amigos, e que cada um no seu momento e do seu jeito, fizeram minha noite especial.

Esperimentei a amizade colorida, resisti ao amor disfarçado de amizade, entristeci com a amizade desleixada, me emocionei com a consideração dos amigos, e fiquei feliz ao ver que tenho meu espaço. Mas acho que na verdade deveria dizer que experimentei a confiança do fazer e mas não falar, resisti a tentação de confiar no passado, entristeci com a confiança anulada, e me emocionei em ver que tem pessoas que se preocupam efetivamente com meu bem estar, e que estão dispostas a sacrificar algumas coisas para garanti-lo.

Escrevo esse texto com várias pessoas na cabeça, levantando as mãos aos céus agradecendo a existência delas, buscando na memória da minha cruz, a fé necessária para acreditar que esses anjos continuem na minha vida para sempre, cada um no seu momento, no seu tipo de amizade, mas todos guardados a sete chaves no meu coração.