SEMPRE CRIANÇA

É muito conhecido um texto de José Luis Borges intitulado “Se eu pudesse viver novamente”, onde ele enfatiza a vontade de recomeçar uma vida com o espírito de criança. Uma vida sem levar as coisas muito a sério, correndo mais riscos, sendo menos higiênicos e tomando mais sorvete.

Podemos ser criança em qualquer tempo, assim afirma a poetiza Sandra Mamede. Segundo ela “a nossa verdadeira idade está na mente. É o que se sente. Ser criança é perseguir a felicidade sem se importar com a idade.”.

Na verdade todos nós somos crianças com fachada de adulto. Quanto mais deixarmos aflorar os sentimentos infantis que estão impregnados no nosso eu, mais felicidade teremos. Às vezes reprimimos esses ingênuos sentimentos, como se a condição de adulto implicasse em seriedade, sem que fosse dado ao adulto o direito de ser “ridículo”, de rir com as leituras de gibis, de fazer castelos de areia, de se deleitar com o desenho animado na TV.

O adulto deve ter a pureza da criança, o seu fôlego para trabalhar incansavelmente e se divertir prazerosamente. Apesar da infância ser uma linda parte da nossa vida ela também é perturbada por coisas não agradáveis como, por exemplo, medo do escuro, de “bicho – papão”, coisas bobas que um colo de mãe resolve depressinha. Por outro lado, o adulto sente saudades desse sentimento de medo quando se depara com a violência, a insegurança e tantos outros males.

Tudo tem seu tempo certo. E o adulto sabe que seu tempo de criança já passou. Assim como sabe como foi prazeroso esperar o Papai Noel e achar que Cegonha trazia as criancinhas.

Mas, os adultos que estão de bem com a vida são aqueles que não deixaram morrer a criança que está dentro dele. Assim ele sonha, é otimista, faz porque não tem medo de errar, procura colo quando está carente, age com naturalidade diante do inevitável, chora quando fica emocionado e encontra alegria e prazer nas pequenas coisas.

.

Neste mês de outubro, mas precisamente no dia doze, comemoramos o “Dia da Criança”, o dia da felicidade, o dia da pureza, o dia da alegria. Que os adultos comemorem também esta data, deixando aflorar o espírito da criança que está dentro dele e transmita os melhores sentimentos de bem viver.Parabéns a todas as crianças do mundo, inclusive para as crianças adultas. Que elas sejam exemplo para as pessoas que levam a vida muito a sério, que nunca andam descalças, que têm problemas mais imaginários doque reais, que primam pela perfeição, que reclamam dos jovens e de seus pares também. Não souberam envelhecer.

“O grande homem é aquele que tem a alma de criança”.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 01/10/2010
Reeditado em 21/04/2020
Código do texto: T2531013
Classificação de conteúdo: seguro