Versatilidade nessa nossa língua portuguesa...

Dia desses, num simples prosar de uma vizinha com sua sogra referenciando-se a sua filha menor, adveio a minha mente quão pródigo é nosso meio de comunicação...

Dentre as diversas (e coloquemos diversas nisso...) palavras que podemos compor com as letras componentes do nosso alfabeto (que inclui agora na nova ortografia também o k, o w e o y...), utilizamos algumas com mais de um significado.

Só para seqüenciarmos e exemplificarmos todo este nosso blá-blá-blá inicial, ‘recorro’ ao adjetivo APERTADA.

Certo dia convidei um amigo para irmos passar um feriado prolongado juntamente com nossas famílias em uma estância balneária, sendo que tal procedimento, ou seja, irmos em um número maior de pessoas, baratearia as despesas, haja vista que no rateio o valor por família cairia consideravelmente. Recebi por resposta:

--- Pois é! Até que gostaríamos muito de ir nessa. Espairecer um pouco, arejar... Mas a minha situação anda um pouco apertada...

Aí, a palavra teve conotação de situação financeira não muito confortável para o meu amigo!

Em nova situação, encontrei este mesmo amigo transpirando a cântaros enquanto tentava trocar um pneu de seu carro que havia furado. Acerquei-me e ofereci-lhe ajuda. Ele, de forma arquejante , quase sussurrou:

--- Chegou em boa hora! Esta ‘porca’ está muito apertada...

Nova utilização de nossa palavra! Desta feita denotando que havia dificuldade na remoção de uma peça para realização de um trabalho emergencial!

De outra feita, uma ‘conterrânea’, conhecida da família, comentando acerca de um ‘paquera’ de uma de suas filhas, exclamou:

--- Me parece ser um bom rapaz, apesar de sua cor um pouquinho apertada...

Pasmem! A ‘veneranda conterrânea’ utilizou no contexto a palavra para designar que o rapaz era da raça negra!

Em uma narração esportiva, renomado locutor esportivo esbravejou:

--- O atacante recebeu uma bola apertada...

Queria dizer que o atleta havia recebido um passe, com a bola sendo disputada por adversário que chegou juntamente com ela!

E, no uso da vizinha que originou toda esta minha ‘comoção’:

--- A Joaninha vai entrar correndo! Ela está muito apertada...

Já perceberam, não é? A menininha, em desabalada carreira dirigiu-se direto para o sanitário!

HICS
Enviado por HICS em 02/10/2010
Código do texto: T2533903
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.