Em quem eu votarei amanhã

Sou eleitor de São Paulo, Capital.

Para que eu não me esqueça em quem votei, já que, passados alguns dias, nos esquecemos, deixarei aqui anotado, para memorizar.

Me voto irá para o PSDB na maioria, exceção se faça ao segundo senador, que será do PV.

Estes candidatos fiz questão de escolher um a um, lendo e relendo coisas sobre eles, e buscando um histórico que pudesse me dar confiança que não me decepcionarão.

Sei que é muito difícil essa tarefa de delegar a uma pessoa a confiança de me representar nos cargos políticos do meu país, pois, estamos mais que desiludidos de tanta desfaçatez e injustiças.

Presidente - Serra - 45

Governador - Alkmim - 45

Senador 1 - Aloísio - 451

Senador 2 - R. Young - 430 (PV)

Deputado Federal - J. Anibal - 4586

Deputado Estadual - M. Pinterich - 45365 (Ex-Prefeito de Piraju, Sub-Prefeito do Butantã e da V. Mariana em São Paulo)

Vão ganhar?

Não é esta minha preocupação!

Minha preocupação foi, dentro de um espírito democrático, fazer corretamente minhas escolhas, de acordo com minhas conjecturas, e de acordo com o que me foi dado conhecer na vida, na escola, na empresa, enfim, na vida em sociedade.

Um grande abraço a todos e que façam também suas escolhas, de acordo com suas orientações, mas, que seja sempre em busca do melhor, do honesto, do cidadão que quer o bem do seu povo, daquele que lhe inspira confiança em um trabalho em prol do cidadão.

"Alea jacta est"

Passados 8 anos, estou aqui para declinar minhas escolhas novamente:

Deputado Federal (SP) Novo 3032 Flávia Nasser Goulart

Deputado Estadual (SP) PSB 40180 Luciana Trindade

Senadores(SP) : 1) PSDB 457 Mara Gabrili

2) Novo 300 Diogo da Luz

Governador (SP) : PSDB 45 João Dória

Presidente : PSDB 45 Geraldo Alckmin

Nessas escolhas pesaram várias preocupações, tendo em vista o Brasil em primeiro plano sempre. Vamos ter 2o. Turno ainda.

Fiz há alguns meses atrás três complexas matrizes de decisão e escolha, definindo em uma primeira matriz os valores que acho importantes e classifiquei-os atribuindo pesos a serem usadas em uma 2a. matriz.

Nessa segunda matriz, ponderei os pesos dos valores que eu considero ideais para se governar esse enorme país com os candidatos, atribuindo notas de 1 a 10 para cada candidato em relação à 1a. matriz (valores).

Multiplicando-se as notas dos candidatos pelos respectivos pesos, obtendo-se o somatório da pontuação de cada candidato. A maior pontuação seria o escolhido ideal. Na 3a. Matriz, agora de preferência e escolha considerando os resultados das duas anteriores e para confirmação, fiz uma matriz onde foi verificada o número de vezes que aparece a preferência de cada candidato comparada com os outros candidatos (candidato x candidato). O maior número de vezes que apareceu o candidato indica ser ele que deva ser o escolhido ideal.

Outra preocupação foi dar votos aos partidos que significam mudanças e alternância de poder. Assim, foi prestigiado o Partido Novo, que recebeu meu voto para Dep. Federal e para Senador. Certamente no próximo pleito esse partido estará melhor posicionado para melhorar sua participação no cenário politico nacional.

Essa eleição de 2018 ficou muito parecida com a de 1989, mudando apenas os protagonistas. Ficou muito polarizada, e espelhou nitidamente o enorme fosso escavado na sociedade, onde pesou o "nós x eles", o "elites x pobres", o "fascismo x socialismo", "ismos x ismos", o "Esquerda x Direita", enfim, os extremos opostos a se digladiarem e pouco discutirem sobre as grandes e importantes questões que afligem o povo brasileiro, principalmente com a estagnação econômica e o alto nível de desemprego ou ocupações precárias.

A maioria do eleitorado ficou avessa a discutir propósitos ou teve suficiente sensibilidade para refletir sobre o que o Brasil efetivamente precisa para ressurgir das cinzas, deixadas pelo partido mais nefasto que surgiu desde a república, sobre o qual, descrevo minhas percepções em vários outros textos aqui publicados.

Como sugere Machado de Assis no romance Quincas Borba: "Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas".

Viva a Democracia!

07/10/2018

MARCO ANTONIO PEREIRA
Enviado por MARCO ANTONIO PEREIRA em 02/10/2010
Reeditado em 07/10/2018
Código do texto: T2534240
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.