Escotismo uma canção de aproximação.

Menino da Mina:

Escotismo uma canção de aproximação

O dia era 12 em um mês de agosto do longínquo ano de 1957. Vários mineiros de Itabira, reuníram-se na sede do Sindicato Metabase, na histórica Rua Santana. O objetivo era buscar uma alternativa para ocupar o tempo ocioso dos meninos da mina.

Naquela noite histórica, foi fundado o nosso querido Grupo de Escoteiro Padre Olímpio. Movimento fundamentado na vivência de princípios e ética, morais e espirituais. Em 53 anos, vem orientando, formando caráter, inserindo valores na mente de crianças, jovens e adolescentes de nossa Itabira.

Terceiro Grupo mais antigo de Minas e um dos mais velhos do Brasil. O nome Padre Olimpio foi escolhido pelo saudoso Monsenhor José Lopes do Santos em homenagem a um sacerdote, filho de Itabira. Ao longo das décadas, itabiranos e itabiranas escreveram esta bela história de amor a Itabira. Uma das mais importantes instituições criadas em nossa cidade.

Benedito Moreira de Souza, José Felipe Adão, José Sergio Rosa, Geraldo Magela Umbelino, Luiz Gonzaga Correia, Edson Bragança, Julio Papa de Roma, Expedito Norberto do Carmo, Raimundo João de Souza, Vicente Romão Pedro, José Eustáquio Assis Ferreira, José Antão de Morais, Dael, Felipe Benício Pedro, “Fica”, Giovane, Dona Dudu, Raulina, Ana Maria, Vicente Romão Pedro, José Euflauzino dos Santos, Joaquim Firmino, Zacarias Teixeira e tantos outras pessoas de bem que ajudaram e ajudam a escrever esta bela história de amor em nossa Itabira. Muitos partiram para o grande acampamento ao encontro do grande Chefe. Outros estão “Sempre Alerta” aqui neste mundo de meu Deus, cumprindo a bela missão de servir.

Quantas lembranças! Bosque da chácara do Zé Sergio, viagens nas cidades de Minas e outros Estados, Sede no hangar do aeroporto na vila Sagrado Coração de Jesus, Sedinha do bairro Bela Vista, encontros na Sedinha da Cobal. Saudades dos acampamentos. Do solene “fogo de conselho” quando reuníamos ao redor da fogueira. Momento em que aquecíamos embalados ao som de canções escoteiras e brincadeiras. Saudades dos momentos em que emocionávamos ao sentir a presença de Deus retratado na beleza da natureza e no silêncio da floresta.

Dos desfiles do 7 de setembro, ao som dos clarins e tambores. Garbosamente demonstrávamos o nosso amor a Pátria querida. Quanta lembrança do dia da Promessa Escoteira quando recebíamos o nosso primeiro distintivo.

Prometo pela minha honra.

Fazer o melhor possível;

Para cumprir com o meu dever;

Para com Deus e minha Pátria;

Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião.

E obedecer a lei do Escoteiro.

O hino dos Escoteiros de Itabira sempre foi e é cantado além das montanhas das Gerais. Cantávamos e cantamos com muita honra este belo hino, composto por Euclides Bersan e música do Maestro José Doroteia Reis em 1958.

Enquanto nas asas do zéfiro desce.

A manhã dourada resplandece fria.

Banhada de orvalho que a flor reverdece.

Vão os escoteiros em busca do dia.

Cheios de entusiasmos alegres e cantando.

O ar puro absorvendo pelos campos amenos

Aguardam feliz o sol que vem chegando.

As faces lhe beijam cheia de sereno.

Grêmio juvenil que a muito a Deus agrada.

Por ser um princípio de um bom brasileiro.

Nas serras, nos vales.

Nas ruas e nas estradas.

É sempre do bem um feliz mensageiro.

Rataplãm, plãm, plãm marchamos para frente.

Rataplãm, plãm, plãm visemos sempre o alvo.

Rataplãm, plãm, plãm é o lema do valente.

Rataplãm, plãm, plãm é a conquista do asfalto.

Que lembrança gostosa quanto cantava a seguinte canção nas caminhadas nos vale e montanhas rumo aos acampamentos.

Minha mãe vou lhe pedir não quero te aborrecer.

Quero ser um homem forte um escoteiro eu quero ser.

No riacho a minha roupa eu vou lavar.

Aproveito este momento para o meu banho tomar.

O meu chefe saberá me ensinar a andar pela floresta sem espinho a me atrapalhar.

Quanto espinho conseguiu arrancar em minha caminhada em conseqüência de valores recebidos ao longo de minha infância e juventude no Grupo de Escoteiros de Itabira. Meu querido GEPO.

Outra canção que não esqueço é a homenagem ao grande fundador do Escotismo no mundo, Baden Powell.

De Bibi trago o espírito sempre na mente.

Junto de mim.

No coração estará.

Ensinamentos de valores, cidadania, formação de caráter, amor ao próximo a Pátria a natureza, noções de ecologia em um tempo em que poucos pensavam em proteção o meio ambiente.

Parabéns meu querido Grupo de Escoteiro Padre Olimpio por tantos anos fazendo bem as crianças adolescentes e jovens de minha querida Itabira. Sou grato a Deus por me permitir por muitos anos fazer parte desta família.

Digo com muito orgulho. Escotismo é uma canção de aproximação.

Marconi Ferreira
Enviado por Marconi Ferreira em 04/10/2010
Código do texto: T2538099