Defeitos humanos ou defeitos de humanidade



Defeitos humanos ou defeitos de humanidade, ou quem sabe uma desumanidade parcial ou total.
 
Ser humano é ser simplesmente o que ele é. Independente de ética, virtudes, ou quaisquer outros valores, sejam bons ou maus.
 
Um humano, ser humano, também conhecido como pessoa humana ou homem é um animal membro da espécie de primata bípede Homo sapiens, pertencente ao gênero Homo, família Hominidae (taxonomicamente Homo sapiens - latim: "homem sábio" (este nome representa toda a nossa pedante hipocrisia de nos acharmos superiores, capazes até de criarmos um deus a nossa imagem e semelhança))...
 
Ser humano é um animal. Sendo animal, geneticamente traz consigo a marca seminal de sua luta pela sobrevivência. E ele foi um vencedor, Sua especialização genética permitiu a ele sobreviver. Mas sendo animal, ele por simplicidade é aético. Como animal não podemos ter defeitos humanos, no sentido de oposição à virtudes.
 
Agora além de humanos, com o advento do desenvolvimento mental e cognitivo, veio nossa consciência ou autoconsciência, e deveríamos ter alçado voo sobre nossa característica de humanidade. A humanidade é a característica que mais nos diferencia dos demais animais, depois é claro de nossa aparência e variação genética.
 
Humanos sem humanidade, somos meros Homo Sapiens. Humano com humanidade, nos transformamos em seres únicos e capazes de irmos muito além de nossos instintos.
 
A humanidade implica em alguma ética de viver, implica em dignidade humana, implica em sociabilização da própria dignidade de viver. Se nos falta amor, falta-nos humanidade, somos assim abandonados de nossa dignidade. Sem Amor, os defeitos de nossa desumana humanidade passam a se sobressair e passamos a ser piores que meros animais.
 
Os defeitos de humanidade são muitos, e a grande maioria faz referência direta a comportamentos indignos. Sendo seres sociais, nossas virtudes devem sempre nos levar a uma coletividade sadia, a uma dignidade social ativa e a uma universalidade da dignidade.
 
Assim, não temos defeitos humanos, mas sim parcial ou total ausência de nossa humanidade. Talvez prefiramos chamar de defeitos de humanidade, ou melhor defeitos da desumanidade.  

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 05/10/2010
Código do texto: T2540104
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.