Cyperus rotundus

Para quem ficou apenas curioso em saber do que se trata, esse é o nome científico da famosa erva daninha popularmente conhecida como "tiririca".

A tiririca é uma erva de alta proliferação e de uma inexplicável capacidade de regeneração. Seu controle é dificílimo, já que é raro algum herbicida que seja realmente eficiente à sua erradicação.

Digo com propriedade, pois sofro com essa praga em meu jardim. Tentei pulverizar um veneno, e o mesmo matou a tiririca e a grama juntos, mas a danada da erva daninha voltou a crescer, verdinha, sadia, e por todos os lados, e a grama morreu para sempre.

Querendo ou não, temos que admitir que a tiririca é um retrato do próprio brasileiro: persistente, resistente à seca, que cresce sem controle em todo o território nacional.

Apesar de todas as adversidades, teima em crescer mais forte, ficando resistente a todos os venenos.

O que resta é se acostumar com ela e, talvez, achar uma destinação útil para tal erva, pois qualquer coisa abunda, quando não presta para nada.

Agora, você, brasileiro, que plantou tiririca em seu quintal, não adianta reclamar, pois vai tentar puxar a folhinha que fica de fora, mas a batatinha, a raiz forte da mesma está muito embaixo, e não vai se deixar arrancar tão fácil...

BORGHA
Enviado por BORGHA em 06/10/2010
Código do texto: T2541066
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.