NA PONTA DA AGULHA = EC

NA PONTA DA AGULHA

Quem viveu sua adolescência em alguma cidadezinha do interior nos anos 40 ou 50 deve lembrar-se das domingueiras, ou seja, bailes vespertinos para menores de 21, aqueles que ainda não podiam freqüentar as festas noturnas.

O som de uma vitrola fornecia a musica que chegava ao salão de baile pelo alto-falante.

Em outro cômodo um rapaz trocava os discos, virava a manivela, acertava a agulha e regulava a altura do som.

A agulha dava voltas, sua ponta deslizando caprichosamente nos sulcos do disco de vinil enquanto no salão os pares rodopiavam ao som de valsas, sambas e boleros.

A musica não era muito boa. Os discos eram usados muito além de sua vida útil e as agulhas ficavam logo com as pontas avariadas, mas a meninada nem reparava nisso, o que queriam era dançar.

Numa época de muita repressão a dança era oportunidade dos namorados se abraçarem e até, às vezes, arriscar uma roçadinha na face.

E a agulha rodava, rodava, enquanto a música enchia o salão e os pares abraçados rodopiavam, rodopiavam...

Por muito tempo eu não pude entender como é que aquela agulha podia provocar a música. Parecia-me a maravilha das maravilhas.

Até hoje tenho vontade de dançar novamente ao som da musica produzida pela ponta de uma agulha. ..

Ou será que estou com saudade daquele tempo?

###############

Este texto faz parte do Exercício Criativo – Confesso que ...l

Saiba mais, conheça os outros textos:

http://encantodasletras.50webs.com/napontadaagulha.htm

Maith
Enviado por Maith em 08/10/2010
Reeditado em 08/10/2010
Código do texto: T2544518