O Largo da Maria da Fonte (Kinaxixe)

Extraído do meu Livro - Crônicas da Emigração - Catramonzeladas Literárias>>>>>>>>

(004) – O Largo da Maria da Fonte...

Luanda, ... idos do inicio de outubro de 1975, uns dias antes da "independência parcial" de Angola (...total ainda até hoje ninguém a teve),... nem nunca terá.

- Depois de nós vieram os "Kremlinosos", depois vieram os homens "Del Comandante", agora são os "gringos do ouro negro", depois virão os "olhinhos rasgados" e talvez um dia venham os "galácticos" atrás das minas quânticas, etc... ! - lá pelos lados da "Maria da Fonte", corria o homem já só de cuecas e uma chusma de moleques com paus e picaretas atrás dele!.... Era porrada de "três em pipa", que vinha de todos os lados, e os transeuntes ainda enchiam mais o cordão agressor do que se prestavam para ajudar a salvar o homem branco!... vai embora!,... vai p'ra tua terra! aqui tu morres....

- De repente!, não mais que de repente!.... ouviram-se uns tiros de pistola "mauzer" à mistura com uma rajada de "UZZI", e para compor a festa uma "defensiva" Buuumm!!!!que até a "Maria" abanou a cabeça lá no alto do pedestal! ,... e todo mundo correu em disparada para as ruas paralelas e perpendiculares da Av. dos combatentes. (Ah!.... os combatentes!. Combatentes do quê???) - fora daqui!.... Seus filhos da pátria!!!,.... mãe desnaturada, isto aqui ainda é Portugal! ... seus cabrões etc, e tal e coisa....

Aqui neste caso, ( “CATRAMONZELADA”) era uma patrulha mista que circulava em Luanda umas semanas antes da Independência, geralmente era composta por um oficial ou sargento do exército português, mais um elemento das MPLA, e mais um Cabo ou Sargento de uma das forças armadas ainda sediadas em Angola naquela data pré-independência além do condutor-auto.

- Eram uns 4 ou 5 só para mais de cem, mas o barulho dos tiros sempre impunha algum respeito!)

O homem branco tinha (... ainda não era "tinhoso"! nem tão pouco ainda era "retornado" , mas passou a sê-lo naquele mesmo dia.) - dizia eu, ele tinha 1,75 m de altura, pesava na época os seus 90 quilos por isso resistiu com tanta vontade!

- Se fosse eu, teria "embarcado" certamente, logo na primeira paulada. Ele tinha chegado a Luanda dois dias antes, vindo do Kuanza Sul onde tinha uma pequena casa comercial, a poucos metros da "Pedra d'Àgua" - (pedras que Angola tem nunca vistas em outras partes do planeta!).

- Ele aguardava viagem com destino a Lisboa por força das circunstâncias da época!... tinha algum dinheiro na carteira que já não era mais aceito por Lisboa, e resolveu ir ao Bairro de São Paulo a ver se encontrava lá alguma coisa para comprar.

- Não sabia bem o quê ia lá comprar, pensou num par de sapatos!... mas queria deixar lá aquele dinheiro ganho com suor, honestidade, muito trabalho! e quantas lágrimas!....

- Resolveu entrar na única sapataria que viu aberta,... (talvez por morte do dono, não teve ninguém para a fechar)!

- Mal acabou de experimentar o sapato (no pé esquerdo, porque no direito dizem... dá azar!) sei lá??? ... se calhar olhou no espelho e viu o pé direito do outro lado!!!

- Os assaltantes nem esperaram ele sair da loja. Foram logo lá dentro, um arrancaram-lhe o bolso da calça, e as notas se espalharam até à calçada. Foi o mesmo que acender o rastilho de pólvora do barril!...

- sai da frente, que atrás vem gente!...

. Pernas pr'a que te quero!... mas não adiantou.

A chusma desenfreada, enlouquecida, caiu em cima dele e quando chegou ao largo da Maria da Fonte, já não aguentava mais. Foi quando chegou a "patrulha mista" e o colocou no "jipe" ainda meio atordoado!... com pouco sangue, mas vivo!... pela grande vontade de viver que sentimos nesses momentos!....

- Levaram-no para a Base Naval lá em Belas.

- Fui lá vê-lo 3 dias depois, e ainda estava enrolado no cobertor que lhe deram lá da caserna dos Fuzileiros.

Levamos-lhe umas calças, eu e o nosso Irmão “Zé Bico” uma camisa e... uns 20 ou 30 contos de reis que ele poderia precisar!... embora não valessem mais a essa altura dos acontecimentos.

E ele fez questão de queimar um por um ali na minha frente enquanto eu fumava um cigarro, porque não conhecíamos na hora nada melhor para se auto destruir sem fazer dor!...

- Ah sim!....O homem branco??? ele está lá na santa terrinha, até hoje!... é meu irmão!

Filho da Ti Julheta!... aquela que dos oito filhos ainda vivos, sete ela mandou servirem ao exército de Portugal, e... minha irmã o não fez por motivos óbvios da época!

.... Além do Ti Zé Artur claro!...(Deus o tenha p'ra sempre do seu lado) que no tempo dele, como bom "magala" também andou lá pelas bandas da Calçada da Ajuda atrás de alguma "sopeira" nos anos 30 ao serviço de PORTUGAL!

Nós somos assim... sempre a recordar o lugar onde nascemos, ou por onde andamos.

----Agora vem este sujeito e publica um "blog" !!!???

...Ah!!!! meu caro dono do blog http://thames.weblog.com...... !!!! Li o seu artigo e Lhe dedico esta ® “CATRAMONZELADA” !..... e lhe digo que estimo muito, se pudér algum dia, antes de limpar seu real "off de guiness" (*) com o seu tão odiado passaporte português, a "tremonzela" lhe entre pelo "recto" (sic) e possa sair suavemente no céu da boca! ... de tal forma que precisará pedir segundas vias a sua "majestade" para o levar p'ró quinto dos infernos e onde permanecerá cego, surdo e mudo sem Deus para rezar,.... já que o sujeito diz ser Ateu!!!, mas.... graças a Deus????...

- Espero que aí não tenha "patrulhas mistas" no seu blog, nunca, nunca mais!...

(*) interpretação pessoal do cú do sujeito, segundo o meu amigo Norberto Eduardo Morbey Dos Santos!

Silvino Potêncio
Enviado por Silvino Potêncio em 11/10/2010
Código do texto: T2550056
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.