O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA

O Yahoo é pródigo em perguntas, cujas respostas, muitas vezes, são hilárias. Encontrei uma "mina de ouro" para abrilhantar esta crônica que, apesar das pitadas de humor, tem o intuito de ser séria. Iniciemos com um questionário:

1- Porque o rato roeu a roupa do rei de Roma?

R- Porque ele tem boca e quem tem boca vai a Roma, só que ele viu a roupa e aproveitou a oportunidade.

2- Porque o rato roeu a roupa do rei de Roma, se rato gosta de queijo?

R- Porque o rei de Roma, como boa parte dos europeus, não era chegado num banho. Então a roupa dele ficava suja, com cheiro de queijo, foi o que atraiu o rato.

3- Porque o rato roeu a roupa do rei de Roma e não da rainha?

R- Porque naquele tempo (da carochinha), o mundo era machista demais para que o rato roesse a roupa da rainha.

4- O que aconteceu com o rato que roeu a roupa do rei de Roma?

R- Ele teve de fugir de Roma antes que fosse preso. Depois veio para o Brasil. Agora vive feliz aqui.

5- Porque o rato roeu a roupa do rei de Roma e não o sapato?

Escolha uma opção:

a- Porque o sapato tem chulé

b- Não faço a menor idéia

c- Porque sapato não começa com R .

Com certeza todos escolheram a opção C, pois a frase "O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA" é um recurso fonético, conhecido como ALITERAÇÃO, que é a repetição insistente dos mesmos sons consonantais. O uso de palavras com um mesmo som tem por finalidade imitar o som dos seres, como no caso do rato roendo, ou sugerir algum movimento, ou alguma idéia. Essa figura de linguagem é bastante utilizada como recurso para alfabetização. As frases, vistas como uma brincadeira, despertam, através do efeito lúdico da arte, o poder intelectual da criança.

A aliteração é largamente utilizada em poesias:

Em horas inda louras, lindas

Clorindas e Belindas, brandas

Brincam nos tempos das Berlindas

As vindas vendo das varandas.

Essa estrofe de Fernando Pessoa é um bom exemplo de aliteração. Aliás, é um complexo, um verdadeiro "conglomerado":

aliteração do L

aliteração do D

aliteração do B

aliteração do V

Depois de uma beleza dessas, importa saber se ou porque O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA? Só que eu fiquei com uma dúvida: será que esse REI DE ROMA que o RATO ROEU A ROUPA é o Paulo Roberto Falcão?

Giustina
Enviado por Giustina em 12/10/2010
Reeditado em 14/02/2014
Código do texto: T2551659
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.