CADA LOUCO COM SUA MANIA

Manía (com acento), na mitologia etrusca e romana, era a Deusa da Morte, que governava ao lado de Mantus e mãe de fantasmas e outros espíritos da noite. A palavra mania (loucura) vem do grego e é, para a Psiquiatria um distúrbio mental, caracterizado por um comportamento ou uma idéia fixa. Na concepção vulgar, porém, manias são hábitos que, geralmente, não interferem na vida individual ou social do indivíduo. Por exemplo: colecionismo, repetição exagerada de gestos, mania de dar presentes, de contar números, de se achar o mais inteligente, de falar demais.

Todos nós temos particularidades e gostamos de fazer coisas que muitas pessoas não gostam. Cada pessoa é um indivíduo, é único. Possivelmente todos temos alguma mania. Por isso, não podemos condenar as manias dos outros. Como diz o ditado: " Cada louco com sua mania".

Aí eu pergunto:

-Se todo louco tem sua mania, seremos nós todos loucos?

-Ou melhor seria dizer, já que seria mais sensato: Viva e deixe viver?

Não consigo concluir sem confessar uma mania que eu tenho: acordar meia hora antes do necessário, só para tomar chimarrão, fumar, acordar o espírito devagarinho e "desamarrar o burro" que me acompanha, pelo menos, uns 20 minutos, sempre que acordo. Depois disso estou inteiraça para enfrentar o dia!

Giustina
Enviado por Giustina em 17/10/2010
Reeditado em 14/02/2014
Código do texto: T2561330
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.