O SECREDO DA VIDA É NÃO TER RESPOSTAS...

O SECREDO DA VIDA É NÃO TER RESPOSTAS...

Outro dia estava me questionando sobre a vida e seus ”inexplicáveis” caminhos, atalhos e sobretudo encruzilhadas. Por que será que de um momento para o outro, somos surpreendidos com mudanças em nossas vidas? Por que é que por mais que planejemos, existe sempre o fator surpresa? Por que não conseguimos ter respostas para esses acontecimentos?

Foi aí que lembrei do conto infantil “João e Maria”. Nessa história eles estão procurando por algo novo. Aventurando-se por novos caminhos. Até que encontram uma “casinha recheada de doces”, ficam encantados por ela e se deixam prender, achando que essa felicidade nunca vai acabar. Porém, de um segundo para o outro, eles são pegos de surpresa por uma bruxa má que pretende “devorá-los”. Só depois de muito sofrimento eles conseguem enganá-la e fogem, procurando o caminho de volta para casa...

Na vida somos “João e Maria”. Estamos sempre à procura de algo novo; de mudar nossa rotina. Em busca da “eterna felicidade”. Para isso, fazemos planos; impomo-nos metas que se forem atingidas, teremos como recompensa, o sabor da vitória restrito a poucos mortais. Contudo, quando atingimos esse ponto, lá ao invés da tão sonhada felicidade, o que nos aguarda são novas metas para que nos tornemos mais superiores que os outros. Assim, vamos como “animais domesticados” de circo, que ao final de uma apresentação recebem um torrão de açúcar, mas que o próximo torrão só terão depois de se superarem.

Vivemos cercados de “casinhas recheadas de doces”, construídas dentro de um grande parque de atrações para nossos desejos e como administradores desse parque, elegemos a mídia e o marqueting, que exercem com louvor à função de manter-nos pagando o ingresso, diariamente, para visitarmos as novidades. Entretanto, um dia percebemos que alimentamos esse parque de atrações voraz, insaciável e impiedoso e que para nos libertarmos, precisamos passar por um processo de grandes sofrimentos: Angústias; depressões; questionamentos; sensações de fracassos; impotências... Porém, quando conseguimos ultrapassar esse processo, encontramos a saída do parque e fora dele podemos apreciar tudo o que de bom ele tem, sem nos deixar mais prender.

Nisso reside o segredo da vida. Ela não nos dá respostas prontas e acabadas, como um manual de instruções. Ao contrário, nos deixa livres para que cada um de nós componha seu próprio manual. “Pois cada ser carrega em si o dom de ser capaz de ser feliz...”

IAKISSODARA CAPIBARIBE.

IAKISSODARA CAPIBARIBE
Enviado por IAKISSODARA CAPIBARIBE em 04/10/2006
Código do texto: T256349