Entre fumantes e não fumantes

Não me considero uma fumante, apenas uma pessoa com um relacionamento com o cigarro. Fumante é aquele viciado, que não passa algumas horas sem. Eu sou apenas uma simpatizante do ato de fumar, contente com um ou dois cigarros por dia. O meu vicio é chupar uma bala de menta e lavar as mãos depois.

Sair para fumar, é como sair para beber, o conceito é o mesmo. É um tempo na qual você prestigia os defeitos alheios, reclama de tudo, fala e pensa quanta besteira quiser, e continua tudo bem. A diferença é que naquele cigarro no meio do dia, você faz isso tudo dentro da sua cabeça, e no bar, verbaliza para quem quiser ouvir. Naturalmente que como passamos horas num bar, precisamos de mais cigarros para reforçar a idéia de nostalgia.

Apesar de associar a idéia de um cigarro na mão e um copo de cerveja na outra, acho que fumar é algo antisocial, é um momento que paro para pensar na vida, 7 minutos intimos de férias. Instantes que não preciso de ninguém e que não uso máscaras (nem atendo telefone nem vejo email), compartilhados apenas com pessoas que eu realmente gosto.

Não procuro ficar sozinha por vergonha do cigarro, mas para evitar julgamentos. Quem não me conhece direito e me vê fumando, já logo fala "Nooooooossssssssssaaaaaaaaaaaa!!!!!!! Não sabia que você fumava!!! olha que esse cigarro vai te matar hein!!!". Não tem coisa pior de se ouvir... dai na tentativa de ser educada respondo "Não fumo", com um sorriso maroto e amarelo no rosto.

Se você não sabia que eu fumava é porque eu não gosto tanto assim de você para te convidar para vir comigo beber cerveja, e porque sou cuidadosa para não ser confundida com uma fumante, cheirando cigarro o dia inteiro.

Sei que o cigarro faz mal, e que traz inúmeros males à saúde, mas quem são eles para me dizer alguma coisa sobre maus hábitos? Se não fumam, bebem, sonegam impostos, são mais sedentários que eu, comem mais porções de frituras no dia do que eu de cigarros num mês, e não fazem um check-up há 3 anos. Ah sim, belos exemplos!!!

Veja bem, a idéia não é incentivar ninguém ao tabagismo, o conceito aqui é mostrar que além dos grupos predominantes de fumantes e não fumantes, existem algumas pessoas que são apenas simpatizantes, e que são tão humanas e preocupadas com a sáude que você, leitor não fumante. A diferença é que nós encontramos uma válvula de escape - que por acaso faz mal à saúde - que nos ajuda a enfrentar o dia mantendo a sanidade, se você ainda não encontrou a sua maneira, sinto muito, mas por favor, não julgue a nossa.