CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

O que é respeito?

Há algum tempo sugeri uma atitude respeitadora a um amigo que retrucou me pedindo uma definição de respeito.

Eu não tinha a menor dúvida sobre o que é agir com respeito, mas diante da pergunta provocativa fiquei aflita na busca das palavras certas para uma definição.

Ele estava usando um artifício socrático para me confundir e de certa forma conseguiu, pois não me ocorreu um conceito pronto e na hora nem mesmo lembrei de citar um pensador que falasse por mim.

Sem querer dar mostras de total ignorância listei exemplos básicos de comportamentos respeitosos e usei algumas metáforas. Porém, restou-me uma sensação de que não tinha respondido a contento.

Recentemente, na sala de aula, um professor me pediu para conceituar respeito. De certa maneira era como se eu tivesse experimentando um déjà vu ou tendo uma segunda chance.

Diante da turma me senti na obrigação de dar uma resposta inequívoca.Sem tempo para pensar proferi sinônimos e outras palavras associadas ao tema tais como consideração, aceitação, admiração, tolerância e cuidado.

Não falei em amor embora associar amor e respeito pareça-me inevitável.

Ainda não tenho um conceito definitivo sobre o respeito, porém estou cada vez mais convicta de que precisamos agir com zelo e quase reverência diante de valores, sentimentos, crenças, limites,virtudes e fragilidades próprias e do outro.

Por enquanto é essa a minha concepção de respeito e gosto muito dela.
Evelyne Furtado
Enviado por Evelyne Furtado em 19/10/2010
Reeditado em 19/10/2010
Código do texto: T2565683

Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre a autora
Evelyne Furtado
Natal - Rio Grande do Norte - Brasil
974 textos (112158 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 28/07/14 05:17)