NÃO DÁ PRA SEGURAR...

Estava marcado para as 16 horas o enterro de dona Hermengarda, mas as horas pareciam não passar. Carlão, genro da defunta, estava ali porque não podia faltar ou perderia a mulher. Ele, no entanto, estava muito injuriado porque estava perdendo o seu futebol e resmungava: Essa velha só pode ter feito isso de safadeza. Ela sabia que hoje era o dia do campeonato.

As pessoas, todas falando baixo, comentavam sobre as qualidades da falecida.

Quando se morre se vira santo mesmo que a pessoa tenha sido o próprio demônio em figura de gente.

Às 14 horas o comentário era: ela era uma senhora tão distinta, sempre tão caridosa.

Às 14 e trinta: ela não era tão boa assim e ainda era um bocado rabugenta.

Às 15 horas: esse enterro sai ou não sai? Eu tenho mais o que fazer! – dizia outra das participantes do evento.

Quando faltavam poucos minutos para o sepultamento, entrou Jacilma, filha de dona Hermengarda e esposa de Carlão. Ela, quando ficava nervosa, dava pra rir, por isso chegava sempre na última hora, mas se pudesse evitar evitava já que ninguém podia compreender uma pessoa tendo ataque de riso num momento tão triste.

Carlão apreciava de longe e sabia que dentro de pouco tempo a mulher ia aprontar alguma.

15h30: uma mulher quarentona, que não tinha papas na língua, chega e vai logo procurando alguém para fofocar. Você conhecia essa megera? –pergunta para a vizinha.

Era uma peste. Se esse enterro demora mais um pouco eu vou contar os podres dela e aí, minha filha, vai feder.

Nesse momento entre um senhor e se dirige a Carlão, que parecia presidir o grande acontecimento e diz: vamos tirar as coroas da sala.

Carlão, distraído, replica: mas se tirar todas as coroas não vai ter ninguém para acompanhar a defunta.

O homem o olhou sério. Estou falando as coroas de flores, meu jovem.

Algumas pessoas não entenderam a gozação de Carlão, mas a risonha não se conteve e caiu na gargalhada.

Para fazê-la parar foi necessário lhe dar uns tabefes, terapêuticos, é bem verdade, única coisa que a fazia voltar ao normal. Isso Carlão fez com o máximo prazer, já que vinha esperando por aquele momento com grande ansiedade, desde que a esposa o obrigou a ir ao enterro fazendo-o perder o campeonato de futebol.

edina bravo
Enviado por edina bravo em 19/10/2010
Reeditado em 29/05/2013
Código do texto: T2566034
Classificação de conteúdo: seguro