DEU ZEBRA !

Não reparando bem é possível confundir restaurante com bar. Mas existem diferenças: restaurante serve refeições e abre pela manhã fechando à tarde; bar vende pinga, abre depois do almoço e não tem hora pra fechar! Detalhando melhor: bar é aquele estabelecimento comercial que vende cerveja, tira-gosto, no meio do salão tem mesa de sinuca, ao canto a do carteado, e alguns oferecem o luxo extra de uma banquinha para jogo do bicho! É o caso do Bar do Chico, em Bom Despacho, freqüentado tanto por clientes quanto por policiais - obviamente que os motivos são opostos.

O Chico em questão além de emprestar seu nome ao estabelecimento, lembra o típico mineirinho ‘come quieto’. Discretíssimo, sistemático, daí atrair fiel e seleta freguesia. Como o Baltazar Gontijo Araújo, ex-menino da pá virada, agora empresário influente na cidade. Cumprida a formalidade, daqui pra frente vou tratá-lo pelo apelido de infância e que ele odeia: Babá! O risco de ser processado é grande devido seu pedigree ou cruza de sobrenomes. Gontijo-Araújo, afirmam desafetos e difamadores, em sendo P. O. (puro de origem) caso não encontre com quem brigar morde a língua, ou se desentende consigo mesmo na frente do espelho.

De manhã, chegando ao escritório da empresa o Babá resolveu ligar pro Bar do Chico, conferindo o resultado da aposta no jogo do bicho, costumeiramente feita lá. Tivera uma sonharia esquisita num zoológico, e acordado cismou que a sorte no jogo se lembrara dele. Antes que a pessoa do outro lado dissesse alô! impetuoso ele mandou brasa: - Não enrola, não, Dr. Cê (assim ele chama o Chico). E, gozador, continuou: - Preciso alugar um caminhão-baú para trazer... O telefone foi desligado sem resposta. Aí tem truta, desconfiou o Babá. Ganhei no jogo e o Chico reconhecendo minha voz... Discou novamente e ao perceber que haviam tirado o telefone do gancho, foi despejando sua raiva: - Dr. Cê, caralho, desgraçado! Vai me contar ou tenho que ir aí? Uma voz desconhecida respondeu apenas: - O senhor ligou para o número errado.

Já sem a menor dúvida que descolara alguma grana – na moleza -, o Babá insistiu no telefone e de novo antes do alô! soltou os cachorros: - Dr. Cê, corno filho da puta, eu quero o dinheiro que ganhei. - O senhor poderia se identificar e esclarecer do que se trata? Ouviu ele, pensando que para despistar o Chico mandara o garçom atender. Aí, fulo entregou o jogo: - Seu besta, aqui é o Babá! O assunto é receber o dinheiro que ganhei no jogo do bicho... Deu a maior zebra! Na outra ponta da linha era a polícia fazendo uma devassa no Bar do Chico. Como rege a lei o “Chefão” foi autuado e conduzido à Delegacia; ele e seus bloquinhos repletos de números e nomes.

Meia hora depois, quem recebeu um telefonema desaforado foi o Babá. Nervoso o bicheiro traído exigia a presença imediata do empresário tagarela na Delegacia, devidamente escoltado pelo melhor advogado da cidade. Contravenção não deixa de ser crime em qualquer canto do território nacional. Mas a de Bom Despacho, se em Brasília, é gota de chuva no Lago Paranoá! Na volta o Babá trouxe o Chico de carona. Sem revelar o resultado do jogo o Dr. Cê mandou seu freguês pendurar a despesa do advogado no “zero-oitocentos”. Gontijo-Araújo, o Babá jura que não põe os pés no Bar do Chico, enquanto não souber se foi premiado no jogo do bicho, ou foi tudo um sonho que virou pesadelo. Na vida tem destas coisas.

dilermando cardoso
Enviado por dilermando cardoso em 20/10/2010
Reeditado em 30/10/2010
Código do texto: T2567688