Muié di uma figa

- Porque ela é "di uma" figa, cumpadre?

- Ora pois, do que mais poderia ser? Assim se diz lá na minha terra, quando não se quer falar uma palavrão mais feio, mais cabeludo!

Até mesmo por pudor. Para não ferir os ouvidos das donzelas aqui presentes...

- Mas e daí? Ocê num ixpricô ainda!

- Tá bem, vou falar porque então!

- Eu não concordo que criem uma pessoa do nada, porque ela seria "di uma" falsidade muito grande. Ela não fala três palavras que não sejam lembrando o mandatário, asim, só posso entender, que ela mesmo, nunca fez nada, não tem um plano... ou tem: guardar o lugar para ele por uns anos...

- Para enaltecê-la, ele até fala que ela é uma mulher "di uma" fibra muito admirável, mas é mentira, no máximo ela é "di uma" grosseria muito grande!

- Vejo ocê que, se ela fosse "di uma" fé muito grande, não apareceria lá na igreja, sendo que ela não acredita nessas coisas de santos, padres, pastores, etc... Por isso diria que é mais uma crente "di araque", pois isso é "di uma" má fé e hipocrisia sem precedentes.

- Mais o que cumpadre?

- Pois é... tão falando também, coisa de quem não é "entendida" dessas coisas, que ela é tida mais como uma sargentona, "di uma" bota de número muito alto... é o que dizem, cumpadre, é o que dizem... mas, nesse mundo atual onde é politicamente correto conviver e aceitar a diversidade, faz-se vistas grossas se ela é "di uma" preferência ou "di uma" outra... ninguém tem nada com isso!

- Eu sei cumpadre, eu sei... mas também ela num pode ser "di uma" falta tão grande de respeito, que vai querer levar a cumpanheira ou o cumpanheiro para ocupar postos, que deveriam ser "di uma" pessoa mais bem preparada... num pode ser assim impondo coisas para o povo, num é mesmo!

- Tem razão, cumpadre, tem razão... veja que a última cumpanheira, na busca de ajudá na campanha, e ao mesmo tempo ajudar os parentes coitados, meteu os pés pelas mãos, e foi "di uma" má fé tão grande, que queria acabar com tudo que tem por lá!

- Pois é cumpadre, assim é que acontece se a pessoa não é "di uma" confiança muito grande... e, se ela que colocou a cumpanheira lá, na certa, foi "di uma" esperteza muito grande, pois foi para "tirar a castanha da chapa quente com a mão do gato"... assim, a safadeza é indireta... e o patrãozão lá, é também "di uma" falta tão grande de vergonha, que diz que num viu, num sabe, num percebeu, num iscutô...

- Pois é meu povo, o problema vai ser se todos se cansam "di uma" enganação assim e resolvem virar a mesa!

- Os que são enganados por puro fisiologismo, sabemos são "di uma" inocência sem tamanho, aceitam mais facil as coisas, mas, os que são melhor preparados, sabem que tudo é "di uma" grande vontade de se perpetuar no poder, coisa de Imperadores... Imperadores "imperam" e não precisam ser trocados de vez em quando... Pois é, essa coisa depoder é que nem cachaça... subiu para a cabeça

O grandão lá, é "di uma" cara-de-pau tão grande, que sai por aí fazendo campanha, como se o candidato fosse ele... isso sim é que o povo deveria notar, não percebem que depois não será ele a governar (será?)... e é com o dinheiro dos seus impostos, que ele fica fazendo isso. Ele então, é "di uma" falta de compostura, como lhe é exigido do cargo. Certamente, o danado, deverá deixar no Palácio uma caminha já preparada, para em caso de suas visitas, poder também lá pousar... Não vai parar de falar, que depois de Colombo descobrir a América, ele foi o Deus que apareceu, para salvar a nação, como se até agora, ninguém nada tivesse feito, de forma que até parece, que do país sumiram os outros quinhentos anos de vida.

- Por isso é que, eu volto a dizer, uma ditado popular, machista até vão achar, hoje muito incorreto, mas que é "di uma" mensagem muito certa:

"Si quisé ter vida longa,

Fuja sempre que pudé,

De pulícia, de buticário,

Melão, pipino e muié!"

- Por isso que anssim pensei, cumpadre... e prá resorvê "di uma" vez:

num vou deixá que ela,

continue com o engodo,

dos que sempre só souberam,

fruir daquilo que é do povo.

- É, cumpadre, di fato... a continuar esse time, seria "di uma" incomensurável loucura!

MARCO ANTONIO PEREIRA
Enviado por MARCO ANTONIO PEREIRA em 22/10/2010
Reeditado em 23/10/2010
Código do texto: T2572896
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.