Pelé

Setenta anos!

Que maravilha! E o atleta não aparenta tudo isso! Que inveja!

Nesta data, só posso desejar-lhe toda a saúde do mundo, toda felicidade, muita paz, e que continue a honrar seu nome, do Dondinho seu pai, e do nosso país, que tão poucos puderam representá-lo como você sempre o fez.

Comaparações? Não, você é único, assim, comparar realmente não é possível!

Quando eu morava no Chile, tinha um amigo argentino que trabalhava comigo, e com ele eu apenas costumava brincar, pois futebol está na alma de todos os sulamericanos. Mas especialmente os argentinos, que também tem uma adoração pelo seu ídolo Maradona, também um grande craque, também único, incomparável nas suas habilidades.

Eu dizia a esse amigo, que o Maradona foi realmente o maior jogador do mundo!

- É mesmo, você acha isso? Perguntava-me incrédulo!

- Sim, eu respondia, Maradona é o melhor do mundo!

- Mas e Pelé, que vocês tanto idolatram no Brasil?

no que eu respondia:

- Mas Pelé não é desse mundo! Assim, se falarmos de Pelé, teríamos que falar de uma abrangência mais universal. Para essa comparação, ele seria então o melhor do universo infinito!

Brincadeiras à parte, que sevem para apimentar apenas as discussões sobre esse esporte e seus atletas, acirrar os ânimos em torno do tema.

Na verdade, quando se fala de qualidades, elas são intrínsecas de cada um e não podem ser comparadas. Assim, abomino comparações, pois acho que não agrega mais do que as qualidades que um atleta tem.

No caso do Rei Pelé, as suas qualidades, tanto como atleta, como jogador exímio e inteligente, como homem na sociedade, como representante do país mundo afora, pode reunir muito mais bons exemplos que os maus exemplos.

Mas, o Pelé me trás sempre boas recordações!

Nesse seu aniversário, vou me recordar do tempo que eu, ainda menino, por volta de 1964... já torcia pelo Santos Futebol Clube, fundado em 14/04/1912, não só de Pelé, mas também de Lima, Ismael , Joel Camargo, Olavo, Mengálvio, Gylmar, Peixinho, Rossi, Toninho Guerreiro e Pepe, que, no campeonato Paulista daquele ano, Pelé foi artilheiro com seus 34 gols.

Jogos memoráveis onde tivemos um Santos x Corintians, no Pacaembú, no dia 6 de Dezembro. Era seu antepenúltimo jogo, o Santos de Pelé e cia. acabou, vencendo com o incrível resultado de 7 a 4, e alcançando 40 pontos contra 38 do rival.

No jogo seguinte, em 9 de dezembro, goleou o São Bento de Sorocaba por 6 a 0, atingindo 42 pontos e eliminando Palmeiras (com 37 pontos ,podendo chegar a apenas 41) e Corinthians (que só podia alcançar 40 pontos).

A última rodada, coincidentemente, trazia o encontro do líder Santos, contra a Portuguesa, vice-líder com 40 pontos, e único time que poderia roubar-lhe a taça, caso ganhasse o prélio, empatando em pontos e forçando final desempate. Jogando no Estádio Urbano Caldeira a 13 de dezembro, o Santos ganhou da Portuguesa por 3 a 2 e sagrou-se bi-campeão paulista. O Palmeiras acbou vice por somar mais pontos que a Lusa.

O clube é conhecido no mundo inteiro por ter revelado o "Atleta do Século" (nomeado em 1999 pelo COI), Pelé,que começou sua carreira no Santos em 1956, com apenas 16 anos de idade. Na década de 1960, ele foi a principal estrela da maior equipe santista de todos os tempos, que obteve várias glórias ao redor do globo, entre elas os dois Mundiais que o clube venceu em 1962 e 1963.

Apesar de não ser reconhecido pela CBF, a FIFA considera o Santos como octacampeão brasileiro: 5 Taças Brasil (1961-1965), 1 Torneio Roberto Gomes Pedrosa (1968) e 2 Campeonatos Brasileiro (2002 e 2004). Apesar de não reconhecido pela CBF, para a FIFA o Santos é, ao lado do Palmeiras, quem tem o maior número de títulos de campeão brasileiro.

O Santos FC, em sua fase áurea, conquistou 9 títulos consecutivos entre 1961 e 1963. De 1960 a 1969, período de 10 anos, conquistou nada menos que 22 títulos oficiais, um recorde entre times brasileiros. Estes são eles:

1960 Campeonato Paulista

1961 Campeonato Paulista e a Taça Brasil

1962 Campeonato Paulista, Taça Brasil, Taça Libertadores da América e a Copa Intercontinental;

1963 Torneio Rio-São Paulo, Taça Brasil, Taça Libertadores e a Copa Intercontinental;

1964 Campeonato Paulista, Torneio Rio-São Paulo e a Taça Brasil;

1965 Campeonato Paulista e a Taça Brasil;

1966 Torneio Rio-São Paulo

1967 Campeonato Paulista

1968 Campeonato Paulista, Torneio Roberto Gomes Pedrosa e a Recopa dos Campeões Mundiais;

1969 Campeonato Paulista

Em 20 de janeiro de 1998, o Santos tornou-se a primeira equipe na história do futebol a alcançar a marca de 10 mil gols (gol do meio-campista Jorginho). Em 26 de agosto de 2005, atingiu a marca de 11 mil (gol do atacante Geílson).

Praticamente durante toda a década de 60, o Corintians não venceu o Santos nos Campeonatos Paulista. Foi um Tabú de 11 anos: de 1.957 a 6 de março de 1968, uando venceu o Santos com 1 gol de Paulo Borge e outro de Flávio.

Pelé, sempre nessas conquistas foi a figura máxima.

Impossível ficar aqui citando feitos. Os sítios na internet são extremamente pródigos em elencar os maravilhosos feitos desse atleta.

Apenas como resumo, nos 18 anos que defendeu o Santos Futebol Clube dentro de campo, com seu talento fenomenal, Pelé fez com que o nome do Peixe fosse propagado por todo o planeta. Além dos 1.091 gols marcados nos 1.116 que disputou, o Rei conquistou nada mais nada menos que 45 títulos. O número equivale a 51,13% de um total de 88 canecos levantados pelo Alvinegro Praiano ao longo dos seus 98 anos de história.

Dentre as conquistas mais importantes do Atleta do Século XX com o Santos FC estão: o bi mundial (62 e 63), o bi da Libertadores (62 e 63), cinco Taças Brasil, um Robertão, 10 Paulistas e quatro Torneios Rio-São Paulo.

Além dos títulos, outros números de Pelé mostram por que ele é de fato eterno. O Rei foi artilheiro do Paulista 11 vezes, sendo nove consecutivas. No estadual de 58, marcou 58 gols. A marca só foi aproximada por ele próprio: 49 gols no paulista de 65. O camisa 10 ainda foi goleador do Mundial Interclubes de 62, da Libertadores de 63, duas vezes da Taça Brasil (61 e 63) e quatro do Torneio Rio-São Paulo (61, 63, 64 e 65).

Santos, Pelé e Rádio Bandeirantes e seu Escrete do Rádio, sempre fizeram parte de minha vida.

Eu ainda estudava à noite em 1.966. Voltava correndo do colégio, para dar tempo de colar o ouvido no rádio (um enorme ondas curtas e tropicais da Philips, ainda de válvulas) e ouvir o Fiori Gigliotti narrar ainda um último gol. Invariavelmente de Pelé, Coutinho, Zito ou Pepe, entre outros.

Assim, meu caro Pelé, que nunca pude ver jogando ao vivo, pois morava longe, agradeço-lhe imensamente pelas alegrias que você me proporcionou, onde quer que voce atuasse.

Mas depois, mais recentemente pude conhecer a Vila famosa, vê-lo na tribuna e ainda ter alegrias como neste ano de 2010, com duas importantes conquistas!

Pelé, é difícil falar de você...

Atleta como Pelé só de nunca em nunca sugirá!

Aquele abraço Rei Pelé, você é único!

Deus te proteja sempre e continue sendo o exemplo para muitos cidadãos deste meu imenso e sofrido país!

MARCO ANTONIO PEREIRA
Enviado por MARCO ANTONIO PEREIRA em 23/10/2010
Reeditado em 23/10/2010
Código do texto: T2573769
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.