CONSIDERAÇÕES SOBRE A CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO PRESENTE

Estive numa Conferência Internacional promovida pela Unesco, em Fortaleza, Ceará, sobre os “Sete Saberes Necessários à Educação do Presente”, fundamentados na Obra do sociólogo francês Edgar Morin, iniciador do Pensamento Complexo, autor de várias obras dentre elas : “Os Sete Saberes para à Educação do Futuro”.

O evento contou com a presença de 1500 pessoas de vários países do mundo, onde Edgar Morin, aos noventa anos de idade, proferiu a conferência de abertura e encerramento do evento. À sua entrada, assistimos a uma reação espontânea da platéia que irrompeu em aplausos de pé à sua passagem. Essa figura de aparência simples, Edgar Morin, resistiu ao nazismo e ao stalinismo, e com uma lucidez instigante, se fez um ator político independente, defensor da vida e de uma sociedade cujos valores humanizem o homem.

O mais impressionante na trajetória desse pensador contemporâneo não são os títulos recebidos como Professor Honoris Causa de várias Universidades do mundo e tantos outros prêmios e comendas internacionais. Nem mesmo a sua relevância no âmbito das Nações Unidas, mas a abrangência de seu pensamento e a capacidade extraordinária de mobilizar energias e aglutinar forças na direção da educação do homem planetário, para além dos imediatismos econômicos e políticos vigentes, no sentido de resgatar pensamentos, sentimentos, ações e valores por meio da educação, capazes de transformar intimamente o homem em um ser mais humano, efetivamente solidário, corresponsável e participante da comunidade planetária.

Naqueles dias vi reunidos em torno de idéias sãs, pessoas que pertenciam a uma só comunidade planetária, sem divisões ou fronteiras, rótulos ou slogans, embora fossem reconhecidas e respeitadas em sua diversidade.

Como espírita, refleti a respeito da força desse movimento crescente que a terra passa e identifiquei ali o movimento inequívoco de transição da terra de um Planeta de Expiação e Provas para um Planeta de Regeneração.

Para além de denominações políticas e religiosas, identifiquei a presença do Planejamento Espiritual em torno de idéias transdisciplinares de transformação do homem naquilo que é a sua destinação.

Senti, num ambiente isento de dogmas religiosos, como caminha a humanidade para além das fronteiras dos sectarismos de toda a espécie.

As idéias que nortearam aquele encontro são as da reforma do pensamento, a reforma íntima, expressos em bases científicas fundamentadas, portanto, dentro da lógica aceita pela Comunidade Científica Mundial e que vem corroborar a proposta revolucionária de Jesus há mais de 2000 anos traduzidas dessa forma:

1. As Cegueiras do Conhecimento: o Erro e a Ilusão

2. Os Princípios de um Conhecimento Pertinente

3. Ensinar a Condição Humana

4. Ensinar a Identidade Terrena

5. Afrontar as Incertezas

6. Ensinar a Compreensão

7. A Ética do Gênero Humano

Naquela conferência foi possível tangenciar uma atmosfera espiritual elevada, porque fundamentada em torno de idéias edificantes, e desta conferência foi possível elaborar coletivamente, uma Carta do Brasil, entregue ao Presidente da Unesco, com a reivindicação de temas a serem considerados e inseridos na pauta às Nações no que diz respeito à educação das gerações futuras que precisa se iniciar no presente.

O Presidente da Unesco, Vicent Defourny, encaminhará esse importante documento aos Organismos Internacionais, como um documento representativo do pensamento daqueles que trabalham pela melhoria da educação, com abrangência planetária, considerando a humanidade um só povo, porque habitantes de um mesmo espaço planetário que carreia os mesmos conflitos, necessidades e esperanças.