JESUS DISSE : "ESTE É MEU CORPO"...

JESUS DISSE: “ESTE É O MEU CORPO”...

Na nossa era cristã, em 1264, o Papa Urbano IV, instituiu uma festa em comemoração ao Corpo de Cristo presente na Eucaristia, que passou a ser festejada, sempre numa quinta-feira, após o domingo da Santíssima Trindade.

Nunca antes, havia parado para entender o significado do “Corpus Christi” ou do “Corpo de Cristo”. Não quero aqui, analisar ou questionar qualquer dogma religioso, mas tão somente, compartilhar com vocês minha visão sobre esse tema instigante.

Chegou um tempo em que a humanidade já não encontrava mais sentido em sua forma de vida. O caos se instalou em todos os níveis sociais. O mundo vivia o império da carne. O espírito era cultuado por meio dos prazeres do corpo. Os homens precisavam encontrar o porquê de estarem vivos. Assim, Deus, a Suprema Consciência que rege todas as leis imutáveis da natureza, por amor a sua criação e dentro da máxima sabedoria, se fez carne através de Seu Filho Jesus Cristo, nos dando o maior exemplo de respeito a nossa liberdade.

Jesus, na condição de humano, recebeu um corpo, que como o nosso, possuía todas as limitações e necessidades, dotado de todas as sensações, inclusive a de dor. Por que Jesus precisou ter um corpo físico? Chequei as seguintes conclusões:

• Para que entendêssemos que nosso corpo, assim como nosso espírito, também é sagrado.

• Para que soubéssemos que nosso corpo é o veículo das manifestações dos atos do espírito.

• O corpo com todas as suas ligações nervosas permitem-nos que sintamos o poder do amor, quando abraçamos o nosso próximo.

• O sentido da visão dá ao espírito, a possibilidade de ver a beleza que existe no encontro com o outro e toda sua diferença.

• O sentido do olfato permite que o espírito sinta o perfume que exala a beleza desse encontro.

• O sentido do tato oferece ao espírito a dádiva de sentir a alegria de compartilhar o pão, através do estender de mãos.

• O sentido do paladar leva ao espírito o sabor do amor desse compartilhar.

• O sentido as audição permite que chegue ao nosso espírito, o som das palavras de consolo na hora da dor.

• A voz transmite em palavras, a mensagem do Espírito Santo.

• As lágrimas, a exemplo da chuva que lava a sujeira da terra, limpam o sofrimento da alma.

• Quando nosso corpo adoece é um alerta de que não estamos dando a merecida atenção ao espírito. E quando ocorre a sua cura é para nos mostrar que temos uma chance de recomeçar.

Assim, ao dar um corpo a Seu Filho Jesus Cristo, Deus nos relembrou nossa divindade e o porquê fomos feitos a Sua imagem e semelhança. A comemoração de Corpus Christi, nos permite lembrar que estamos vivos na unidade do corpo e da alma.

IAKISSODARA CAPIBARIBE.

IAKISSODARA CAPIBARIBE
Enviado por IAKISSODARA CAPIBARIBE em 06/10/2006
Código do texto: T257937