O BRASIL QUE ESCREVE

Já próximo de completar dois anos no Recanto das Letras e três anos com o meu blog Uaimundo, tenho escrito bastante, mas tenho lido muito mais. Quem me dera se minha capacidade entre ler e escrever se equiparasse em quantidade! Acho que já seria autor do zilhões de páginas. Mas isso não vem ao caso, é apenas um desejo de disputar comigo mesmo mais um desafio inalcançável. Se eu fosse topar a parada, Deus ia ter que me dar uma forcinha e dobrar a minha expectativa de vida. Se Ele me desse um sinal de pelo menos mais uns cinqüenta anos, eu ia fazer até um planejamento. Metade do meu tempo para leitura e a outra metade para a escrita. Que maravilha, não é mesmo? Sonhos não envelhecem e eu fico pedindo carona na juventude dos meus.

Andei fazendo umas estatísticas - mais no recanto do que no blog e cheguei a um número aproximado de 20.000 autores fixos existentes ali. Levo em conta que entram cerca de 30 novos escritores todos os dias e chego a uma conclusão estimada que de norte a sul do Brasil se escreve muito. Isso é um dado tirado de apenas um site de literatura entre tantos que há por aí. Acho fabuloso. Mesmo que a maioria das pessoas diga que a sua atividade escrita seja apenas um passatempo sem compromisso editorial futuro, é de encher os olhos. Quem dera se proporcionalmente o restante do Brasil que não escreve, se dedicasse a ler. Seria a glória de um povo, a redenção revolucionária de uma nação. Do jeito que vão as coisas no campo educacional, estamos vendo que apenas a escolarização não tem sido suficiente. Ser escolarizado não significa ser bem formado, numa perspectiva mais holística. Só aproximamos de uma formação mais abrangente com acumulo de conhecimentos e leitura, muita leitura.

Eu bem que gostaria de solicitar aos responsáveis pelo Recanto que disponibilizassem mais uma aba na página inicial do site com a divisão de autores por estado. Quando visito as escrivaninhas dos iniciantes, fico prazerosamente espantado de ver que dos quatro cantos do país há gente participando. De lugares tão longínquos desde o Oiapoque, até o Chuí, cruzando com o Pantanal no lado oeste e toda a costa leste litorânea, vamos encontrar pessoas vinte e quatro horas por dia produzindo textos de prosa, poesia, acadêmicos, artigos, humor, mensagens, homenagens, cartas, letras de música e até livros virtuais inteiros. A qualidade é variada, cabendo a cada pessoa, autor ou visitante uma possibilidade de escolher entre os estilos, gêneros e o que mais lhe aprouver. Eu quero ufanar esse lado tão positivo do Brasil, que é fonte de inspiração para tantas críticas negativas por outras muitas mazelas que produz.

Um VIVA à palavra escrita.

josé cláudio Cacá
Enviado por josé cláudio Cacá em 27/10/2010
Código do texto: T2580877
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.