DITADOS POPULARES

Chagaspires.

Constantemente ouvimos alguém utilizar expressões tais como:

- “Agora é tarde INÊS É MORTA”.

-“CASA DE MÃE JOANA”.

- “MARIA VAI COM AS OUTRAS”. etc., e algumas mais que enriquecem o nosso vocabulário.

Acontece que na maioria das vezes sabemos o que quer dizer a expressão, mas não sabemos de onde se originou ou de como surgiu.

Quando falamos “INÊS É MORTA”, queremos dizer que não há solução para um determinado problema.

Quando nos referimos a “CASA DE MÃE JOANA”, justificamos a situação como: lugar onde todo mundo manda, ou seja, bagunça ou desordem.

Mais das três expressões a mais ouvida nos dias atuais é “MARIA VAI COM AS OUTRAS”, significando uma pessoa que não tem opinião própria, que sempre concorda com tudo que se diz ou faz. Alguém facilmente influenciável.

Essa frase surgiu nos tempos da colonização.

Dona Maria, mãe de D. João VI e avó de D. Pedro I, reinou em Portugal nos idos de 1734 á 1816.

Por ter sofrido uma doença mental logo após ter perdido um de seus filhos foi considerada incapaz de governar. Vivia então acompanhada por damas, espécies de pessoas indicadas para estarem todo tempo com a ex-governante.

Por ocasião da invasão de Napoleão Bonaparte a Portugal, a corte portuguesa foi transferida para o Brasil.

Quando dos passeios da rainha pelo entorno do Palácio Imperial, Dona Maria estava sempre acompanhada por suas damas que orientadas não a deixavam fazer alguma coisa que vinhese a comprometer sua condição de rainha.

O povo que tudo comenta, todas as vezes que a via passar acompanhada diziam essa expressão: “ “La vai Maria com as outras”, pois sabiam que as damas não permitiam que ela fizesse o que queria. Desta maneira surgiu à expressão conhecida para designar pessoas que não tem vontade própria.

(Texto basiado em informações retiradas de alguns sites da Internet)

Chagaspires
Enviado por Chagaspires em 27/10/2010
Código do texto: T2580913
Classificação de conteúdo: seguro