ABRE AS ASAS SOBRE MIM

O desejo de liberdade é inerente a todos os homens. A criança sente necessidade de correr, de pular de correr risco e suas vontades são sempre tolhidas pelos adultos que ficam vigilantes e advertindo: Cuidado! Você vai cair. Isso não pode. Isso não deve. E elas querem muito crescer para serem donos de seus narizes. Onde estás tu, ó Senhora Liberdade!

Os adolescentes também não são donos de suas verdades. Seus responsáveis estão sempre orientando suas ações, reprimindo sua espontaneidade e podando seus sonhos de viver a vida em um só instante. E eles querem crescer, e como querem para dar basta a tanta opressão. Liberdade, abre as asas sobre mim!

Mas o adulto nem sempre pode fazer o que deseja. Quando tem filhos pequenos fica a mercê dos compromissos das crianças. Assim, suas férias têm que coincidir com as férias escolares. Liberdade, liberdade, onde estás? E quantos compromissos não podem ser honrados e quantas festas o adulto deixa de ir porque tem que ninar o filhote, não tem com quem deixar sua “pedra preciosa”, precisa acompanhar as lições de seu baby. Abre as asas sobre mim. Oh! Senhora liberdade!

Na verdade, o homem não é livre mesmo quando tem o direito de ir e vir pelas ruas, avenidas e praças. O homem não é livre porque tem o direito de expressar seus pensamentos. A liberdade vai muito além de tudo isso. Liberdade! Liberdade!

Mas, tem uma idade na vida da gente que estamos bem mais próximo dessa “independência”. Quando os filhos já estão criados, quando já cumprimos a parcela de contribuição profissional para a sociedade, temos o direito de ter certa autonomia sobre nossas vidas.

Acordar a hora que tiver vontade. Liberdade! Filhos criados. Dever cumprindo. Liberdade! Sem compromisso de trabalho durma e sonhe sem se incomodar se o sol já despertou há muito tempo. Se tiver vontade de viajar, siga sua intuição. De navio, de avião de trem ou de ônibus. A casa? Deixe um vigia, ponha um alarme, solte os cachorros, mas a vez é agora ou nunca. Lembre-se que você não viverá mais o mesmo tempo que você já viveu.

Sonhe seu sonhe impossível realmente. Escreva o livro que você sempre desejou. Dê publicidade a sua obra. Convite amigos para o lançamento, faça uma boa festa. Você não pode estar empregando seu dinheiro de uma forma melhor que essa. Você está investindo em sua felicidade e em sua saúde porque quem está de bem com a vida adquire imunidade.

A liberdade é subjetiva e está dentro de nós. A minha liberdade pode não ser a sua e vice – versa. Mas dentro de cada um está a sua verdade sobre o sentimento de liberdade. Seja qual for a sua verdade, faça uso dela porque tem uma idade na vida da gente que não dá tempo mais de protelar. Muitas vezes o homem mesmo se aprisiona, ele mesmo solto se põe atrás da grade. Liberte-se! Cabe aqui lembrar o grande Mahatma Ghandi ao dizer: “Existem homens presos na rua e livres na prisão”. Liberdade! Liberdade! Abres as asas sobre mim!.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 29/10/2010
Reeditado em 21/04/2020
Código do texto: T2584723
Classificação de conteúdo: seguro