O que mais falta nas pessoas?!?! ... Caráter!!!

Um amigo, que não o vejo já alguns anos, toda vez que alguém começava a reclamar da falta de perspectivas com tudo na vida, ele sempre emendava: o que mais falta é … caráter nas pessoas. Ele fazia lembrar aquele personagem cômico: Tolerância …Zeero !!! Só que para não desapontar seu interlocutor, ele completava: … que não é o seu caso, quero deixar evidente.

Pois bem; caráter é o conjunto dos traços particulares de um indivíduo. É a sua natureza, seu modo de agir. A forma pela qual o distingue de outras pessoas.

E agora me deparo, nesses dias, relembrando este amigo.

Nos últimos meses, ao sair para trabalhar, tenho observado um grupo de mendigos se apossando de uma praça da Av. Guarapari, em Belo Horizonte. Como saio pela manhã e só retorno bem à noite, o que visualizo é o despertar e o adormecer dos mesmos.

O ponto de ônibus fica bem defronte à essa praça e, consequentemente muitas pessoas avistam este grupo de pessoas.

O que mais se vê é reclamação por parte das pessoas:

_ Como pode esta turma apoderar-se de nossa praça? Reclama um senhor.

_ Isso é um perigo para a sociedade; a Prefeitura tem que retirá-los daqui! Outro bradava.

_ O odor deles, exala longe! Continuavam as reclamações.

_ Eles são um pólo transmissor de doenças! Sumam com eles! Um transeunte falou.

Encontrando com um senhor, num sábado, ele falou-me:

_ Calazans! Li sua reportagem no jornal Estado de Minas – muito boa por sinal – completou o senhor.

_ Mas você deveria ter aproveitado o jornal e reclamado das autoridades, uma forma de acabar com este bando de mendigos que ronda a nossa praça! Falou ele com certa veemência.

E não é que as reclamações de muitos devem ter comovido as pessoas e a Prefeitura deu um jeito na situação. Segundo, que me contaram, vieram os homens com as ferramentas ( como dizia Adoniran Barbosa ) e máquinas, e destruíram parte da praça – local onde se concentravam as pessoas e ocorriam as quermesses, apresentações artísticas …

Próximo ao ponto de ônibus, os mendigos, na calçada larga, ficaram observando aqueles homens destruindo a parte central da praça. Agora, eles permanecem na calçada e vendo a grama brotar com o início das chuvas, da Primavera.

Pergunto a vocês: será que o fazendeiro que tiver uma vaca cheia de carrapatos, deverá sacrificá-la para se ver livre dos carrapatos? E a madame que em seu apartamento cuida do gato de estimação e o mesmo encher-se de pulgas, o que deverá ela fazer? Matar o gato para acabar com as pulgas?

Agora, vejam só! Como pode um grupo de sete a oito pessoas _ sem querer fazer qualquer tipo de pré-julgamento, mas aparentemente desfavorecidos perante à comunidade, conseguir uma façanha dessa, de destruir o ponto de encontro da praça – vencer a queda de braço com milhôes de habitantes que a capital mineira abriga?

_ O que falta nas pessoas? …