Que tipo de voto é o seu?

Votar é uma ação de cidadania. O voto é livre e secreto. Não deveria existir outro.

Estamos às vésperas de uma eleição, em segundo turno, para escolha de presidente e governador. Passaram-se as propagandas, comícios, reuniões e debates. Para muitos a escolha já foi feita faltando apenas colocar o voto na urna. Para outros, os chamados indecisos, continua a incógnita sobre quem recai a preferência. Dúvida?Inalienação?Desinteresse? Protesto? Só sei que os candidatos muito andaram atrás do eleitor indeciso. Isso daria outro artigo.

Vamos ao que interessa nessa nossa conversa de agora em que me dispus a comentar sobre tipos de voto. É triste constatar-se que nesse processo eleitoral, num clima de Democracia e, sob os cuidados da justiça, ainda sentimos que nosso país não está bem civilizado e nem seu povo tão bem conscientizado para deixar perceber que outros tipos de votos, fazem parte do cenário político. Sim, pois só o voto livre, secreto e consciente deveria existir. Qualquer outro tipo de voto é uma mancha negra na página da democracia.

Olhe só o que deixou transparecer no cenário político atual sobre a existência de variados tipos de votos cabendo a quem de direito fiscalizar:

VOTO CONSCIENTE: aquele dado livremente pelo eleitor consciente de sua cidadania que durante o pleito eleitoral procurou se inteirar de todas as notícias faladas, escritas e televisionadas, do lado da oposição e da situação, não se deixando ser manipulado por idéias de terceiros e nem tão pouco ser vendido e, após análise minuciosa, de vida de cada candidato, de suas propostas, do que já foi capaz de produzir na vida pública, do seu jeito de encarar os problemas da população, do seu real idealismo político, do uso adequado da verdade e da transparência em detrimento da mentira, resolve escolher, segundo a razão, qual seja o melhor para toda a população e decide dar o seu voto. É o único aceitável e certo!

VOTO MANIPULADO: aquele dado por pessoa não consciente de seu papel de cidadão que tem direito a liberdade de escolha e ao voto livre, deixando-se levar pela onda do “ôba-ôba”,dos números de pesquisas, de motivações enganosas ou de idéias engendradas, inventadas de um falso líder, não ligando para se inteirar dos acontecimentos políticos de ambos os lados e nem tão pouco conhecer a história real do candidato contribuindo para o números de votos forjados.É imoral.

VOTO CHANTAGEADO: aquele dado por eleitor inconsciente que se deixa ser levado pelo ato imoral de um chantagista que lhe prestou algum benefício ou favor e, na época da eleição, quer obter como troco o voto, amedrontando o eleitor de não ser mais alvo de seus benefícios, enfim usando de uma chantagem que lhe deixa frágil e inerte, obrigando-o, camufladamente, a cumprir o voto, não livremente, mas sob ameaça emocional. É crime, não?

VOTO COMPRADO: aquele em que para seu efeito circulou algum dinheiro recebido por algum cabo eleitoral ou até mesmo pelo próprio eleitor diretamente. É crime.

É uma vergonha... em pleno século XXI...ainda se ouvir falar de tamanhas aberrações manchando com tinta negra a história de nossa Democracia! Doe o meu coração, verde e amarelo, mas o que é realidade tem que ser dito. Onde está a liberdade do nosso povo?!E de quem é a culpa de tudo isso?!

Autora:yedamsm@hotmail.com/Assistente Social,Professora,Aposentada/Membro da Academia Parnaibana de Letras – 30/10/2010

yedamsm
Enviado por yedamsm em 30/10/2010
Código do texto: T2587546