Nada de coisa séria hoje, afinal nos Estados Unidos e em muitos outros países hoje é dia de Trick or Treat (doce ou travessura). Halloween moderno á assim, a gente abre a porta e dá uns docinhos às crianças, bem diferente de séculos atrás quando as bruxas viravam churrasco de urubu. Podia ser santa, branca, ou gorda, mostrou o que não devia queimava em praça pública.

       Nós brasileiros também comemoramos o Halloween e como na brincadeira, aceitamos um docinho para não sermos travessos. Como é bom uma travessura de vez em quando. Ela liberta, expande nossos horizontes, nos dá limites. Infelizmente esse comportamente adolescente, rebelde, mas sempre provocador,  questionador, não se faz presente no povo. Somos pueris ainda. Precisamos que nos dêem as coisas, que nos defendam, que sejamos submissos. Somos ainda um povo infantil, sem muita noção do tamanho que temos. Ainda não se fizeram presentes as primeiras espinhas, a barba rala, os seios que insistem em crescer, sinais da puberdade. Ainda não possuímos a carga de hormonios que desregulam e fazem do humor adolescente um inferno diário. Não gritamos pelos  nossos direitos, pois nem acreditamos que temos.

          No dia das bruxas começa uma nova era. Essa criança que foi alimentada e acalentada por esse "tio" barbudo como papai-noel,  agora terá que morar em outra Instituição, onde os "tios" são bem diferentes da Instituição anteiror.

         Infelizmente estamos onde nos colocamos. Somos infantis, portanto ainda podemos errar bastante antes de chegarmos ao estágio adulto e aí sim poder dizer NÃO basado na educação e na experiência. Como se diz na Espanha: "Más sabe el Diablo por viejo, que por ser Diablo"!!!

        Que Deus nos ajude a encontrar a Luz.