Democracia! O maravilho jogo de alternância do poder.

Independentemente, das plataformas partidárias dos candidatos à presidência do país e das opiniões em relação a um e ao outro, e, não quero aqui fazer nenhum juízo de valor em relação ao resultado das urnas, muito embora o Lula tenha dito que o país tem a cara do palhaço Tiririca, o que não é nada alarmante, levando que em conta que apenas 12 % dos brasileiros têm curso de formação superior. Essa questão também não é nada difícil de ser resolvida, nada que um bom investimento em educação não resolva. O fato que se colhe desse pleito eleitoral, é que o país dá exemplo de amadurecimento em busca de um sistema de governo democrático.

Quem dos torturadores da Dilma poderia imaginar que aquela mulher, presa e torturada nos porões do DOPS e DOI-CODI, chegaria um dia à presidência da república do país. É o maravilhoso jogo de alternância do poder... Só democracia pode permitir isso, em nenhum outro sistema de governo isso seria possível.

Aquele velho ditado vale como exemplo para ilustrar a figura acima: “cuidado com as pessoas que pisa quando você estiver subindo, possivelmente serão aquelas que encontrará quando estiver descendo”.

O mundo dá muitas voltas e a vida é como uma montanha russa ou uma gangorra, ora você está em cima ora você está em baixo. Não podemos nunca nos ofuscar com o brilho do poder e nem valorizar mais que o necessário os louros da vitória. A soberba é o primeiro sinal de alerta para se caracterizar o déspota. Nunca devemos esquecer que mesmo o fabuloso Aquiles tinha o seu calcanhar. Pois essa lição do vaivém do mundo é preciosa para os incautos e os exemplos estão aí para quem quiser ver .

(Fábio Omena)

Ohhdin
Enviado por Ohhdin em 01/11/2010
Reeditado em 07/11/2010
Código do texto: T2590588