A imagem conjunta de três manifestações populares da Mãe Divina Hindu: Lakshmi (riqueza / material cumprimento), Parvati (amor / inspiração espiritual), e Saraswati (aprendizagem e inspiração artística/cultural).
Música:Ópera 25 de Chopin


Heranças

 
O ser humano sempre foi e será ávido por riquezas. Uma riqueza leva uma vida para ser acumulada e a mesma pode ser transferida ou dilapidada em pouco tempo. A riqueza é fruto da cobiça, do desejo e do trabalho humano.

Os dois mais antigos objetos da cobiça humana pertencem à natureza, que por sua vez pertence ao universo. O homem antigo ambicionava terra e ouro. Usava esses dois elementos em benefício próprio e depois os transferiam em forma de herança para seus descendentes.

Com o tempo juntaram a terra e o ouro outros bens como animais, escravos, embarcações, comércio, indústrias, outras moedas em forma de dinheiro e uma infinidade de outros bens materiais.

Dentro do seu egoísmo o homem somente transfere seus bens materias em forma de herança por dois motivos. Primeiro, na esperança que esses bens façam a felicidade de seus descendentes e, que os bens transferidos, sejam por eles multiplicados. Segundo, o que retirou a força da natureza, a natureza lhe cobra devolução. A mão do tempo é pesada e faz o corpo se derrear. Próximo do final da vida, as forças diminuem, as dores se acumulam, a mente falha e as doenças se instalam. Quando um ser humano chegar a essa situação, os seus ombros são incapazes de suportar o peso da sua própria riqueza acumulada. 

Na vastidão do nosso grande mundo, a fortuna material não é a única forma de riqueza. Existem várias outras formas de riquezas: a científica, a filosófica, a espiritual e a artística. Essas enormes riquezas não são heranças, apenas, para os descendentes diretos. Essas heranças pertencem à humanidade.

Existe outra importante herança que é a genética. Cada indivíduo carrega consigo um patrimônio herdado de seus pais, que por enquanto é imodificável.

As leis de patentes, direitos autorais são legalidades transitórias. Uma obra seja ela científica, filosófica, artística ou espiritual logo passará para o domínio público e cada pessoa poderá se intitular herdeiro das obras universais.

A humanidade é herdeira das obras de Jesus Cristo, Buda, Platão, Aristóteles, Isaac Newton, Leonardo Da Vinci, Dostoievski, Darwin, Freud, Machado de Assis, Einstein e de tantos outros sábios da humanidade.

O nosso corpo físico é material e necessita da matéria para sua alimentação, para proteção e abrigo das intempéries da natureza. Por outro lado, temos também um corpo sutil. Esse corpo sutil abriga a nossa consciência, a nossa capacidade de pensar, de aceitar, de transformar, e, principalmente, de criar coisas novas.

Quando usamos a internet, o telefone celular, um grande avião, nós estamos usamos um bem material, um instrumento tecnológico. A tecnologia moderna é a herdeira da ciência de todas as épocas.

A riqueza material transferida na forma de herança não deixa de ser importante, embora, traga benefícios para poucos. Mas, a maior de todas as riquezas, a sabedoria tem como herdeiros a humanidade em todos os tempos.

Outro grande problema, das pessoas hodiernas, é a preocupação e a alegria em receber uma grande herança, na tentativa de uma vida sem grandes dificuldades. A mais rica, a mais bela e a mais importante das heranças, não é a que recebemos, mas, a que deixamos para os nossos descentes diretos, e, principalmente, para outras pessoas desconhecidas.

http://oficinadafelicidade.com.br