Maria vai com as outras

Antes de lhe perguntar se você é “Maria vai com as outras” vamos refletir sobre a origem desta expressão. Na verdade existem várias maneiras de explicá-la. A primeira é que D. Maria, mãe de D. João VI, ao ficar louca só saía escoltada por numerosas damas de companhias. Quando ela passava na rua o povo dizia: Lá vai Maria com as outras. Há quem afirme que a origem dessa expressão é bíblica, mas precisamente vem do Evangelho de São Lucas capítulo 10, que assim relata: “Enquanto Marta ficou arrumando a casa, Maria foi com os outros ouvir a palavra do Senhor Jesus”.

Se a Maria sempre vai com as outras é importante saber quem são estas outras. Saber se elas estão guiando Maria para o caminho certo. Se são realmente boa companhia porque tem o velho adágio popular que diz: “Antes só que mal acompanhado”. Embora muitos digam que tem personalidade e não se deixam levar pelos outros, no fundo, no fundo existe sempre uma tendência em imitar as pessoas que estão próximas. Os indecisos geralmente são os que mais são influenciados. Basta lembrar o Mr. Bean, personagem cômico, típico de humor britânico criado pelo ator Rowan Atkinson que nos faz morrer de rir ao fazer compras no supermercado imitando os compradores que estão a seu lado. Leva utensílios que não precisa, compra comestível que nem conhece, só porque viu a alguém comprar.

Um dia desse eu estava comprando um xampu que já uso há certo tempo. Ao olhar a pessoa de meu lado pegar uma outra marca de xampu e por uns quatro frascos em seu carrinho de compra julguei se tratar de um bom produto e levei um para experimentar. Você também já fez algo parecido?

No restaurante, após o garçom deixar minha amiga muito tempo com o cardápio na mão indagou sobre o seu pedido. E ela perguntou: Qual é mesmo aquele prato tão bonito e aparentemente gostoso que você acaba de servir naquela mesma? E sem mesmo escutar a resposta foi logo ordenado: Traga um igual.

A Marina, colega de trabalho, ao tirar férias fez uma excelente programação de viagem. Perguntei de onde ela tirou essa sugestão. A resposta foi: Estou plagiando minha prima que fez esse mesmo roteiro.

Na verdade somos todos uns “Maria vai com as outras”. Daí, ser importante estarmos sempre bem acompanhados para não imitar as coisas do mal. E diante do exposto podemos concluir que procede também aquele provérbio: “Dize - me com quem anda que direi que és”.

Será que você é também “Maria vai com as outras”? Pelo menos quando criança você deve ter imitado seus pais. As meninas principalmente se espelham no visual da mãe, usam o seu sapato alto e tentam copiá-la passando batom e usando suas bijuterias. A gente imita principalmente quem admira, respeita e venera. Com essas pessoas a gente vai. Se você não for “Maria vai com as outras” você é exceção. E eu acredito, porque toda regra tem exceção.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 05/11/2010
Reeditado em 21/04/2020
Código do texto: T2597704
Classificação de conteúdo: seguro