TUDO PASSA E NÃO PASSA...

Até a vida passa. Mas enquanto ela não passa muita coisa fica. Algumas coisas a gente gostaria que não passasse. Outras parecem que não passam embora suas lembranças não sejam bem vinda.

Quem perde um grande amor parece que a tristeza nunca vai passar. Mesmo quando você já perdeu outros amores, inclusive seu primeiro amor e sabe que a dor passou. Mas, a gente pensa que essa nova dor nunca da gente vai largar.

Mas o tempo “senhor da razão” toma conta de cuidar da ferida e um dia ela sara, ela passa, mas aquele colar presente de seu grande amor não passou, ele ficou com você. Hoje largado entre os outros como se já não tivesse mais o mesmo valor. Como tudo passa e não passa, um dia bate a saudade. Saudade que passou e voltou e ficou. Naquele momento ficou e parou. E você debulhando cada conta do colar que você ganhou do seu grande amor e que ele você não descartou, quando bate a saudade, como se um rosário fosse, você passa conta por conta e cada conta é uma saudade, cada bolinha uma história, cada qual um prazer, uma, duas, três contas de alegria. Momentos únicos, verdadeiros coisas que não se escreve com letras, instantes que no papel não dá pra despejar. “Contas”, contas do colar e a gente conta, conta as contas e conta a tristeza, conta a alegria, conta do amor que passou e ficou e doeu e que sarou.

Pode não ser um colar, pode ser um livro que seu amor deixou. E você passa a mão na capa, passa a folha e outra folha. E você ler a dedicatória e bate a saudade do que passou e da lembrança que ficou.

Nessa vida tudo passa, passa o bem e passa o mau. Passa a tristeza e a alegria, passa a chuva e passa e sol. Viva a alegria enquanto ela não passa. A tristeza também passa não precisa se desesperar. E nesse passa e não passa a gente vai dançando a valsa porque o hoje ainda não passou, mas amanhã foi ele que ficou.

“ O tempo passa? Não passa no abismo do coração. Lá dentro perdura a graça do amor florido em canção” ( Carlos Drumont de Andrade).

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 05/11/2010
Reeditado em 21/04/2020
Código do texto: T2598789
Classificação de conteúdo: seguro