A Lei do Ti " LÁ VUÁ SIÊRE" !...

<<... Na Natureza Lusitana nada se cria,... nada se perde,... tudo emigra para o exterior a ver se lá encontra algumas croas (1) para dar de comer a quem tem fome!, e dar de beber a quem gosta de augardente!, (2) carago...>>. (Silvino Potêncio)
 
De: S.S. Potêncio Autor de:  ® Os Gambuzinos
 
Tal como é universalmente conhecida a lei do Quimico Francês o Ti Antoine Laurent Lavoisier (data vênia - saravá ó Mestre da Alkimia Avec!!!!) ...<< Na Natureza nada se cria,... nada se perde,... tudo se transforma, ... e mais tarde ou mais cedo, lá emigra para o exterior a ver se lá encontra algumas croas para dar de comer a quem tem fome!, e dar de beber a quem gosta de augardente!, carago>>.
 
Mas, hoje, nós queremos dizer aqui que a maior lei deste sujeito, metido a Filósofo no tempo da revolução Francesa que pariu um filho da Mãe Pàtria... chamado de Napo Leão Bon Na Parte,  e defeituoso no todo!... nem sequer foi essa lei que todos já conhecem, e sim uma outra que dizia respeito às "massas", aos carcanhóis, ao milho, ao painço, às verdinhas, ao plim-plim... com que se compram os melões de Almerim!... quando aquilo ainda não pertencia aos Mouros do Além Tejo, dos tempos modernos, que foi a tal Lei das Massas!!!..
 
Já então dizia o Ti Là Vuá Siêre que... a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos de uma reação, ou seja, a famosa "Lei da conservação das massas".
 
   E...é por causa desta lei,que os nossos politicos do pós Golpe de Mão do VintchCinco de Abriu-looooo!...eles agora andam todos numa azáfama muito grande para conservar as "massas reagentes"!, mas... deixem-nos explicar:
As "massas" somadas na conta do banco da Suiça, deles,... mais umas "massas" que se recebem das reformas chorudas e pagas sempre em éspecie, através do sistema Western Union, elas são muito mais pesadas em Libras Estrelinas,... do que em razões de pão centeio,(*) como no tempo em que se pagava ao Senhor Vigário, com o grão que a terra dava e por isso os nossos governantes estão a cumprir ao pé e à mão da letra, esta Lei da Conservação das Massas!
 
 - Qualquer desavença interna não há o perigo de ter que emigrar as massas... elas já estão lá fora!... no paraíso fiscal que é um lugar muito popular ou seja: se houver necessidade, numa emergência qualquer... é só Pô... Pular fora e prontos!, quem cá ficar que, se fo...sse do mesmo partido, não teria que pular para a emigração voluntária.
 
Um "reagente", é um sujeito que faz curso de agente da universidade da Ti Judite e depois é colocado a utilizar rapé em Faro, para investigar um caso de doseamento quimico mal administrado... com efeitos colaterais do tipo;
---  " Oh Maddie!...ou morris ou vais p'ra cama dormir com os teus irmãozinhos gémeos"... porque o jantar de Gala é só para Inglês ver!...
 - quando o reagente reage, os Ingleses dizem que os cães deles são mais inteligentes do que os cães dos Portugueses, porque o rapé de Sua Majestade cheira mais Alto...
-  é de Sua Alteza Realmente muito melhor que o nosso. 
O nosso só serve para ir para o "arquivo morto" nem que a vitima ainda esteja viva.
 
- Mas "momiiiiiiii" (em português pronuncia-se Mamiiii) ... eu não quero dormir, eu quero ir ao baile!
- Dizem que aqui tem o "corridinho Algarvio" que é o máximo, mommmiiii!...
- eu não quero dormir!!!!!...
- e assim entrámos no reino dos casos secretos que morrem antes de nascer.
 
Foi então quando em Maio de 1794, no fatídico dia 08 ele, o dono da tal lei, ele foi apresentado à açougueira de plantão que estava a usar uma guilhotina para cortar as unhas dos pés e, distraída,... ela deixou-a cair em cima do pescoço do malogrado Ti LÁ VUÁ SIÊRE que ainda agarrou a cabeça para a mandar colocar no lugar de volta, mas... não teve jeito:
- o vizinho dele que era o Ti Joseph-Louis Lagrange que era um matemático muito bom a fazer "contas de cabeça",... quando o viu atravessar a rua com a cabeça debaixo do braço, lhe disse logo ali...
"Não necessitaram senão de um momento para fazer cair essa cabeça, e cem anos não serão suficientes para reproduzir outra semelhante". 
- E assim chegamos à conclusão que, os numeros 1974, ou 1794 são aziagos para quem usa a cabeça, em vez de usar as "massas" para conservar os Amigos no poleiro!...
Que falta faz o home de Santa Comba Dão... tudo de graça... para conservar as fábricas de conservas do Algarve, as de Aveiro, as De Matosinhos, as de "Biana du Castelo", e as da "Pó boa du Barzim"!!! ou de  Varzim...  ai,ai,...

Notas (e moedas) do autor desta crônica:
(1) “croa” era = à moeda de 50 centavos usada no tempo do velho Estado Novo, sempre cheio de Escudos para proteger a roubalheiro dos politicos ao Pobo de Portugal! ...
(***) “augardente” não é erro ortográfico!!!, é "augardente" mesmo!... ou seja; uma aliteração de au garde ente muito querido no espirito e na alma dos pensadores universais de todos os tempos onde o prefixo parassintético AU representa o ouro, a raiz da palavra garde significa a guarda do bem comunitário, e o ente sufixo apocopado da mente dos homens que nos governam há décadas!... sempre em benefício próprio!
A diáspora é feita de mudanças! - PORTUGAL É ETERNO!... e nunca se diga Adeus para sempre... Abraço a todos!
 Silvino Potêncio - Emigrante Transmontano - O Home de Caravelas - Mirandela - http://zebico.blog.com  
Silvino Potêncio
Enviado por Silvino Potêncio em 06/11/2010
Reeditado em 02/06/2015
Código do texto: T2600219
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.